Mais de 600 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares são esperados, nesta quarta-feira no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville. A instituição realizará a 6ª edição do Udesc Portas Abertas (UPA). A ideia é apresentar a instituição aos estudantes que se preparam para prestar o vestibular.
Continua depois da publicidade
Os alunos serão guiados pelo campus, e terão a oportunidade de conhecer projetos e laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, e podendo ter contato com professores e acadêmicos de todos os departamentos. As atividades vão acontecer no período das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Pessoas interessadas em participar do evento devem entrar em contato com a instituição, antecipadamente, para agendar uma visita guiada. O agendamento deve ser feito pelo e-mail cheven.cct@udesc.br.
A diretora de extensão da Udesc, Cinara Menegazzo, espera que um dia na universidade possa mostrar aos estudantes que o ensino médio não é o suficiente para enfrentar os desafios da vida profissional. “Queremos que os alunos de Ensino Médio conheçam uma universidade pública e de excelência, que tenham acesso a formas de ingresso e cursos da Udesc Joinville e vejam como é apaixonante a área de exatas”, destacou.
Com 53 anos de fundação, a instituição oferece nove cursos de graduação e 11 cursos de pós-graduação, inteiramente gratuitos. Nos últimos doze anos, a produção científica da instituição aumentou mais de 1000% e, atualmente, mais de 160 projetos de pesquisa estão em andamento na universidade. Além disso, a instituição ainda desenvolve ações comunitárias em mais de 30 ações de extensão, e possui projetos de ensino reconhecidos e premiados em nível nacional e internacional.
Continua depois da publicidade

Boca da Barra passa por limpeza
Fim de semana foi para cuidar do meio ambiente em Barra Velha. Voluntários do projeto Ação Praia Limpa, Eco Local, fizeram a limpeza de um trecho da Boca da Barra do Rio Itapocu. Os voluntários conseguiram retirar da área, mais de 200 quilos de lixo e resíduos. A maioria material plástico.
Durante a ação também foi encontrada uma tartaruga morta toda enrolada em uma rede. A Polícia Ambiental que também participou da ação, recolhei a tartaruga encontrada. Além da limpeza nas praias, a Eco Local também realiza o programa de Educação Ambiental nas escolas municipais de Barra Velha, que deverá atender mais de 1000 alunos durante o ano letivo.