Foi quando, voluntariamente, atuou em Centros de Recuperações para dependentes químicos, que o psicanalista, Pedro de Jesus Canuto, conheceu a realidade de muitas famílias carentes em Balneário Piçarras e região. “Percebi que muitos pacientes não recebiam visitas e muitas famílias dos pacientes apresentavam transtorno de ansiedade, depressão por conta da situação que estavam passando e também pela falta de dinheiro”, explica.

Continua depois da publicidade

Ele se sensibilizou e resolveu ajudar mais. Começou oferecendo um sopão, no bairro Mariscal em Penha, para ajudar na alimentação de cerca de 150 pessoas. O se estendeu para as comunidades do Itacolumi e outros bairros de Balneário Piçarras. Ele é feito uma vez por semana em cada região. Depois disso, o psicanalista passou fazer outras ações e contar com a ajuda da comunidade. Ele pediu auxílio de empresários e pessoas da cidade que pudessem ajudar com as doações. Foi assim que surgiu há 8 anos o Projeto Tsedaca, o nome segue um conceito judaico que representa a doação ao próximo.

Todos o mês Pedro faz os sacolões. Com a ajuda de pessoas solidárias que colaboram com o projeto, ele arrecadar alimentos, brinquedos e roupas que são entregues para às famílias de vários bairros de Piçarras. “A gente sempre visita antes, pra ver a necessidade da família, até porque temos poucos recursos, então a gente busca atender os mais necessitados. Junto com os donativos, eu oriento e levo palavras de incentivo. É um trabalho voluntário, sem cunho religioso ou vínculo político. É como o próprio nome do projeto sugere, Tsedaca, dar sem querer nada em troca. É gratificante eu poder fazer esse tipo de doação”, conta.

“Dentro do projeto também temos outras ações como fazer alimento para moradores de rua. Além das datas especiais, quando fazemos festas para às famílias carentes como no Dia das Crianças e no Natal”, afirma

Continua depois da publicidade

O projeto sobrevive com doações. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo endereço: facebook.com/tsedakadoacoes