Essa semana cerca de 150 mulheres do bairro Paranaguamirim tiveram uma tarde de conscientização e prevenção contra o câncer de mama e colo do útero. As orientações foram feitas pela equipe da Unidade Básica de Saúde da Família Estevão de Matos. No atendimento foi feita triagem, com o controle dos sinais vitais. Logo após, as pacientes participaram de uma palestra sobre sexualidade, prazer feminino e empoderamento.
Continua depois da publicidade
Depois da palestra, as pacientes receberam a consulta médica e com a oferta dos testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis. As mulheres receberam cuidados de beleza com serviços de sobrancelha, limpeza de pele e maquiagem.
Para a dona de casa, Silvana de Fátima Vitória Pontarollo, participar de uma ação como essa foi uma oportunidade de aprender. “Mesmo que a gente saiba de alguma coisa, sempre tem novidades e a gente está sempre aprendendo. Muitas mulheres têm preconceito, medo, e nesses grupos as pessoas conseguem tirar suas dúvidas.” Ressaltou Silvana.
A dona de casa destacou a importância de se abordar outros assuntos que valorizem a mulher. “As pessoas vêm para o postinho para falar sobre o quê? Sobre doenças. E hoje não estão falando apenas de doenças, mas de autoestima, de beleza, de saúde, de conhecimento. As mulheres vão sair daqui mais felizes, com certeza! Isso é sempre bom, né? Toda mulher gosta de um mimo”, completa Silvana.
“Provavelmente muitas mulheres que estão hoje aqui nunca passaram por uma seção de maquiagem, vai ser a primeira vez. Isto melhora a autoestima, pra se olhar no espelho e se sentir forte, bonita, valorizada”, explicou a enfermeira da unidade, Simone Ramos.
Continua depois da publicidade
Ações semelhantes também acontecem até o fim do mês no Hospital São José e na Unidade Básica de Saúde da Família do Jardim Paraíso IV.

Prêmio Embraco de Ecologia
Nesta sexta-feira (25) é o último dia para que as escolas da rede pública de Joinville se inscrevam no Prêmio Embraco de Ecologia. Serão selecionados quatro projetos que receberão R$ 10 mil cada para viabilizar a implantação das ideias. Além de estimular uma transformação no ambiente escolar, a o prêmio quer viabilizar a criação de espaços educadores, relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os projetos inscritos deverão trabalhar temas como: Espaço Físico, como o cultivo de hortas, captação de água de chuva, diminuição e separação correta de resíduos; Currículo, como a construção de redes de aprendizagem que conectem professores, alunos, pais, funcionários e comunidade; e Gestão, como a criação e fortalecimento de ambientes de diálogo na instituição de ensino e na comunidade. A etapa de avaliação dos projetos acontece em novembro e a premiação será em dezembro. Mais informações e inscrições pelo site: www.embraco.com