“A gente precisa estar de portas abertas para que todos sejam acolhidos. Também somos cidadãos, não importa se estamos em uma cadeira ou usamos uma bengala”. Essa foi a mensagem do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), Nelson Farias. O discurso abriu a programação do seminário Empresas e Pessoa Com Deficiência – A Inclusão para além da Lei de Cotas, ontem na Univille.

Continua depois da publicidade

Luciana Xavier Sans de Carvalho, auditora fiscal do trabalho e coordenadora do projeto de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Santa Catarina, falou sobre a necessidade de a inclusão ser algo natural em todos os ambientes e de como a criação de empregos para as PcDs tem contribuído para isto. “Conseguimos criar mais de 8.600 empregos para pessoas com deficiência no estado desde que iniciamos este trabalho. O processo se torna mais fácil quando temos a inclusão em todos os ambientes. A gente só conhece as diferenças convivendo”, enfatizou.

O evento também contou com um o painel “Tecnologias Assistivas – Como criar um ambiente acessível para facilitar o trabalho e as relações das pessoas com deficiência”, que reuniu profissionais com deficiência visual, auditiva e física para tratar sobre o assunto. Durante o bate-papo, os participantes destacaram exemplos simples de como o uso da tecnologia assistiva, facilita o acesso de pessoas com algum tipo de limitação e torna possível muitas ações que eram de difícil execução antes destas tecnologias.

Neste sábado (28), acontece um Feirão de Oportunidades para inclusão. Será das 10h às 16h, no Ginásio da Univille. Empresas de Joinville e região receberão currículos e farão o agendamento de entrevistas com candidatos para a contratação de pessoas com deficiência. Os interessados precisam levar identidade, carteira de trabalho e ter o currículo em mãos.

Continua depois da publicidade

Mesatenistas de disputam Copa Brasil

Até domingo (29), mesatenistas joinvilenses disputam a Super Copa Brasil Centro-Norte-Nordeste II, em Cuiabá, no Mato Grosso. Os atletas Enzo e Alexia Nakashima, dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) participam das competições individuais e de duplas mistas, enquanto os atletas paralímpicos Gerson Hintz e Dina Abreu disputam no individual, nas classes 5 e 6, respectivamente.

A equipe joinvilense é acompanhada pelo técnico Celso Toshimi Nakashima. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Os 331 atletas inscritos, da categoria pré-mirim até a categoria veterano 60+, se concentram no Ginásio Professor Aecim Tocantins. Dentre os participantes, o torneio contará com 13 dos 30 atletas que representaram o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Participam apenas mesatenistas federados.

A competição permite intercâmbio entre os mesatenistas e incentiva o desenvolvimento técnico da modalidade.