Para celebrar o Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, uma programação diversificada e aberta à comunidade acontece em Joinville. As atividades incluem palestras para adultos e crianças, exibição de vídeos, audições abertas de canto popular e apresentações de Bossa Nova e de coral.

Continua depois da publicidade

As atrações fazem parte da Semana da Voz, uma iniciativa da Escola de Música Villa-Lobos. As atividades acontecem de hoje até quinta-feira, no auditório da Casa da Cultura. Um dos destaques é a participação especial do Coral Bom Jesus Ielusc e Especial Caetano.

De acordo com o professor de Canto Coral da EMVL, Joubert Guimarães, o objetivo é levar à comunidade, informações sobre a importância dos cuidados com a voz que envolvem aspectos como respiração e preservação das cordas vocais. “Cuidar da voz é como cuidar do resto do corpo, como fazer atividade física. As pregas vocais são músculos e precisam ser exercitados da melhor forma possível”, orienta o professor.

Segundo ele, cuidados como não falar alto ao acordar, não tomar líquidos muito gelados e observar a respiração ao falar, podem ajudar a manter a voz e as cordas vocais saudáveis. Além de aprender boas práticas, durante a Semana da Voz da Escola de Música Villa-Lobos o público poderá conferir a versatilidade e as técnicas desenvolvidas com esse instrumento musical natural. Os eventos da Semana da Voz são gratuitos e não é necessário fazer inscrição antecipada para participar. A Casa da Cultura fica na rua Dona Francisca, 800, no bairro Saguaçu.

Continua depois da publicidade

Confira a programação completa da Semana da Voz da Escola de Música Villa-Lobos:

15 de abril – segunda-feira:

14h30 – Palestra da Voz – Público infantil – Fonoaudióloga Juliana Cemim

16h45 – Grupo Vocal Segunda Menor

19h30 – Coral Lírico EMVL

19h45 – Palestra de Voz – Público adulto – Fonoaudióloga Juliana Cemim

16 de abril – terça-feira:

09h45 – Audições & vídeos

16h45 – Apresentação Bossa Nova

19h – Coral Bom Jesus Ielusc

19h45 – Palestra professor Felipe Basrsch – “O papel das vocalizes no ensino do canto popular”

17 de abril – quarta-feira:

09h45 – Audições & vídeos

14h30 – Palestra da Voz – Público adulto – Fonoaudióloga Juliana Cemim

16h45 – Audições Aberta Canto Popular

19h – Especial Caetano

18 de abril – quinta-feira:

15h30 – Palestra da Voz – crianças – Público infantil – Fonoaudióloga Juliana Cemim