Olhares encantados com a novidade. Estudantes da Escola Municipal Evaldo Koehler, no distrito de Pirabeiraba, saíram das salas para assistir a uma apresentação diferente, com música instrumental, contação de histórias e muito bom humor. É o Sarau nas Escolas, uma iniciativa dos músicos Marisa Toledo (piano), Cláudio Moraes (sax/flauta) e Rafael Vieira (percussão).
Continua depois da publicidade
Os estudantes conheceram – de forma lúdica e interativa – o choro, um estilo musical do século 19 que não se escuta com tanta frequência nas rádios. No repertório, músicas de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Hamilton de Hollanda, entre outros compositores. “Eles são artistas importantes que depois de tantos anos ainda são lembrados por muita gente”, destaca o músico Claudio Moraes.
Foram 50 minutos de apresentações e os alunos adoraram. Nicole Kiste, de sete anos, revela que não conhecia o estilo musical, mas que ainda assim gostou. “É diferente porque ninguém canta, só tocam os instrumentos, mas é legal mesmo assim”, destaca.
Nesta edição, as apresentações contam com a participação da atriz Angela Finardi – que, com o boneco Joaquim, leva muito bom humor e interage com as crianças. “O Joaquim é muito especial, ele é um boneco cadeirante porque a ideia é, além do bom humor, também conscientizar as crianças sobre a importância da inclusão no ambiente escolar”, revela.
O Sarau nas Escolas é viabilizado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto começou em 2014 com a proposta didática de formar plateia. Ele já alcançou mais de 6 mil estudantes, a maior parte de escolas da rede pública. “A nossa intenção é realizar mais apresentações, mas não conseguimos captar recursos”, explica a pianista Marisa Toledo. Nessa edição, seis apresentações estão previstas.
Continua depois da publicidade
Próximas apresentações
30 de outubro
10h: Colégio da Univille – Rua Paulo Malschitzki, nº 10 – Campus Universitário.
14h: Escola Aldeia do Sol – Rua Quintino Bocaiuva, nº 446 – América.
Leia também:
Pais enfrentam filas para rematrícula de alunos em escola de Joinville