O dia a dia da Rosane Freitas é na cozinha. A finalista do 6º Festival de Cucas é confeiteira e sempre trabalhou em cozinhas industriais e em padarias. Mas atualmente faz doces e salgados por encomenda. “É uma grande satisfação porque eu gosto de cozinhar. Além de cucas, faço muitas outras receitas. E é muito gratificante saber que as pessoas gostam da minha comida”, revela.
Continua depois da publicidade
A Rosane que é moradora do bairro Paranaguamirim explica que já tinha ouvido falar do Festival de Cucas, mas nunca tinha participado. E nessa edição, por iniciativa do filho, resolveu tentar. “Eu estava no mercado, fazendo compras quando me ligaram para avisar que eu tinha sido uma das finalistas, quase não acreditei e fiquei muito feliz”, revela a confeiteira.
A confeiteira foi classificada no concurso com a cuca de abacaxi nevado. Uma combinação de abacaxi com coco, nata e chocolate branco. Ela conta que aprendeu a fazer cucas com a mãe, quando ainda morava em São Bento do Sul. Mas a receita do concurso surgiu depois de alguns testes. “Um dia eu fiz com doce de leite. Depois tentei a receita com ganache, mas foi com a nata que ficou melhor. Então acrescentei o abacaxi e o coco já que também combinam”, destacou.
A confeiteira está ansiosa para a chegada do dia 8, quando acontece a final do concurso, no Mercado Público. “Seu eu ficar em primeiro lugar que Deus me abençoe, mas senão já valeu a experiência. E no outro ano participarei novamente com outra cuca”, brinca Rosane.
Continua depois da publicidade