A ideia é ajudar no desenvolvimento intelectual, físico e espiritual de crianças e adolescentes de São Francisco do Sul. Foi com essa proposta que desde 2015, a Associação Rede ao Mar realiza atividades lúdicas com estudante durante o contraturno escolar.

Continua depois da publicidade

A presidente da entidade, Marli Terezinha Varela Mette, conta que as atividades acontecem por meio de dois programas. O Projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Criança em Família na Comunidade e o Programa de Educação para a Vida. Ambos são realizados de segunda a sexta-feira na sede da associação que fica no bairro Ubatuba.

Segundo Marli, o Projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Criança em Família na Comunidade é realizado por meio de oficinas bimestrais, sempre com um tema diferente. “Na oficina Eu e minha Identidade, nós ajudamos a criança a se identificar como indivíduo. Já na oficina Eu e minha comunidade, mostramos onde ela está inserida, como é a comunidade onde ela vive e é assim com os demais temas. Ensinamos a elas de forma lúdica sobre o meio ambiente e animais, regiões do país onde elas vivem as datas comemorativas”, explica.

Programa de educação para a vida atende crianças e adolescentes de 7 a 12 anos. Com eles são abordados por meio de oficinas temas como Família, Valores para vida, Meio Ambiente e Cultura, Governo e Economia. “Com essas atividades, que também se tornam um reforço escolar, nós percebemos que as crianças vão crescendo intelectualmente isso ajuda elas na escola. Além disso, os projetos permitem que elas fiquem em um ambiente seguro enquanto os pais estão trabalhando”, afirma Marli.

Além das crianças, os pais também participam dos projetos. “Na ação educativa, eles participam de palestras com psicóloga uma vez por mês”, destaca a Marli. Atualmente 75 crianças participam dos programas. Eles são mantidos pela Convenção Batista e por empresas da região.

Continua depois da publicidade