A iniciativa de um grupo de mulheres de Joinville vem trazendo mais conforto para recém-nascidos prematuros. Elas confeccionam minipolvos de crochê com dimensões padronizadas que permitem que os tentáculos e a cabeça do polvinho tenham o efeito de acalmar os bebês. O Projeto Um Polvo de Amor surgiu na Dinamarca, em 2013, mas desde maio do ano passado é realizado em Joinville pelo grupo de 60 voluntárias.
Continua depois da publicidade
Gizele Corrêa de Figueiredo é uma das coordenadoras do projeto. Ela fica responsável por fazer o controle de qualidade depois que os bonecos são confeccionados. “A gente tira as medidas dos tentáculos e da cabeça para ver se estão dentro do padrão e verificamos se tudo foi costurado corretamente”, explica.
Depois de confeccionados, vem a melhor parte. As voluntárias se reúnem para fazer a entrega. Uma vez por mês, para os bebês da Maternidade Darcy Vargas. No Hospital Infantil, a entrega também é mensal, mas, além dos bebês da UTI neonatal, todas a crianças internadas recebem o polvo. Uma média de 180 bonecos é entregue.
“Esse projeto faz mais bem para nós do que para as crianças. A gente chega com as cestas cheias de polvinhos e elas escolhem o modelo que querem. Cada artesão usa a sua criatividade e sempre faz os bonecos com cores e rostinhos diferentes. E é muito gratificante ver a alegria quando elas estão recebendo o polvinho”, revela Gizele.
Continua depois da publicidade
A próxima entrega já tem data prevista: será no dia 27, no Hospital Infantil. O grupo agora está terminando a confecção dos bonecos. Gizele conta que os fios de algodão para a produção do polvo são doados pela comunidade.
– Mas nós também vendemos os chaveiros de polvinhos para divulgar o projeto e também é meio de conseguir dinheiro para comprar o material, quando não conseguimos doações de fios suficiente – destaca.
Interessados em comprar os chaveiros podem entrar em contato pelo Facebook do projeto: facebook.com/projetoumpolvodeamor/
Leia também: