Eles vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. São italianos, haitianos e mexicanos que vivem em Joinville e, por meio de uma iniciativa, estão conhecendo melhor o idioma e as leis do nosso país: é o Projeto Imigrante Cidadão, realizado pela Católica SC, dentro da disciplina de projeto comunitário, desenvolvida por todos os cursos da instituição em Joinville.

Continua depois da publicidade

São 120 estrangeiros que, por meio de oficinas, têm a oportunidade de aprender a falar, ler e escrever em português e ainda conhecer as leis trabalhistas e os direitos e deveres previstos na Constituição brasileira. As aulas são gratuitas, ocorrem todos os sábados para duas turmas, das 13h às 15h e das 15h às 17h, na Comunidade São Paulo Apóstolo, no bairro Comasa.

Deic afirma ter identificado lideranças de facção na região de Joinville

A coordenadora do projeto, Ana Paula Fliegner dos Santos, explica que o projeto oportuniza mais aproximação da universidade com a comunidade, levando conhecimento e contribuindo para a transformação social do local no qual atua. “Os participantes saem das oficinas mais preparados para viver no Brasil, país que escolheram por diversas razões. Além dos temas compartilhados, eles têm a oportunidade de conviver com outros imigrantes em situação semelhante e, ainda, podem capturar mais sobre nossa cultura com nossos alunos e professores, monitores nas aulas”, reforça.

Sem médicos cubanos, Santa Catarina perde 255 profissionais em 200 cidades

O projeto também prevê a integração cultural. No fim de semana, alguns haitianos apresentaram danças, música e poesia haitiana no Festival dos Imigrantes, organizado pela Prefeitura de Joinville.

Quem tiver interesse em participar do projeto pode entrar em contato para dúvidas ou inscrições pelo 3145-9755.

Continua depois da publicidade

 

Coleta de alimentos arrecada quase sete toneladas em Joinville

Nos próximos dias, 14 entidades assistenciais de Joinville vão receber quase sete toneladas de alimentos que foram arrecadados na cidade no Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Os voluntários se concentraram nas entradas dos supermercados Angeloni, Giassi, Big e Makro no último sábado para pedir doações de alimentos não perecíveis.

Os produtos foram recolhidos pelo Mesa Brasil Sesc, parceiro da campanha, que fará a distribuição às entidades conforme alguns critérios como número de pessoas atendidas pela instituição, tipo de público (crianças, adultos, idosos, patologias ou tratamentos) e refeições oferecidas.

Joinville tem 17 mil pessoas em tratamento do diabetes na rede pública

As entidades que receberão os alimentos neste ano são: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Amigos do Autista (AMA), Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi), Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej), Casa Padre Pio, Essência de Vida, Vale da Luz, Legião da Boa Vontade (LBV), Sociedade São Vicente de Paulo (Vila Vicentina), Instituto Conforme, Instituto de Reabilitação do Potencial Humano (IRPH), Associação Beneficente Renascer, Centro Educacional Dom Bosco e Missão Solidariedade.

 

Leia também:

Defesa Civil alerta para tempestade moderada em Joinville e região nesta quarta-feira