A incubadora pública Join.Cubo está com as inscrições abertas para o processo seletivo de novos empreendedores para o Programa de Incubação, que se inicia no primeiro semestre de 2020. As inscrições vão até o dia 26 de janeiro de 2020 e oferecem 50 vagas para a formação gratuita, que tem dois anos de duração, sendo três vagas são destinadas aos candidatos com deficiência.

Continua depois da publicidade

Empreendedores individuais ou coletivos, formalizados ou não, acima de 16 anos de idade e residentes em Joinville, podem se inscrever, com prioridade para pessoas em vulnerabilidade social, inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e benefícios sociais do Governo Federal. Caso as vagas não sejam preenchidas, serão abertas as oportunidades para as demais pessoas.

“A população em geral pode participar do processo seletivo, porque a gente entende que, capacitando pessoas, a gente vai melhorar a economia local como um todo. Têm muitas pessoas lá nos bairros que fazem coxinha, bolo, cuca e vendem isso, gerando renda, mas, muitas vezes, elas não sabem se organizar. É esse público que a gente quer alcançar”, explica Lisielen Miranda Goulart, gerente de fomento à geração de emprego e renda.

Administrada pela Prefeitura de Joinville, a incubadora foi desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio do Serviço de Incentivo às Organizações Produtivas (Siop), da gerência de Fomento à Geração de Emprego e Renda. Com três turmas certificadas e 57 empreendedores formados, a Join.Cubo já existe há 4 anos e oferece capacitações, pelo período de dois anos, a quem deseja empreender ou que já tenham empreendimentos estruturados. A incubação envolve temas desde metas, marketing, processos de qualidade, a tópicos de vendas, persistência, formalização com uma grade curricular ampla, com objetivo de ajudar os empreendedores a organizarem e estruturarem seus negócios.

As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico, disponível no site da Prefeitura de Joinville, até as 23h59 do dia 26 de janeiro, ou presencialmente, na sede da incubadora Join.Cubo (no prédio do Centro Público de Atendimento ao Trabalhador – Cepat), na rua Abdon Batista, 342, no Centro, de segunda a sexta, das 8 às 13h30. As inscrições presenciais também podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas),

Continua depois da publicidade

A lista completa com os classificados para as vagas será publicada no dia 29 de janeiro e as matrículas serão realizadas nos dias 3 e 4 de fevereiro, quando deverão ser apresentados os documentos conforme a lista disponível no edital. O início das aulas será no dia 11 de fevereiro de 2020.