O pesquisador e professor de Joinville, Rudnei Machado, viajou para Portugal, onde até agosto, trabalhará junto com dois orientadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa.

Continua depois da publicidade

A pesquisa está relacionada ao experimento ATLAS, que desde 2006 busca detectar partículas que explicam melhor as leis e a origem do Universo. Até o dia 1º de agosto, Machado irá estudar como cada de tipo de cristal responde ao ser atingido por um feixe luminoso, tirando uma espécie de “fotografia”.

De acordo com professor Rudnei Machado, objetivo é aplicar esse conhecimento em experimentos conduzidos no Futuro Colisor Circular, o acelerador de partículas mais poderoso do mundo que está em construção em Genebra, na Suíça. “O papel do acelerador é testar o modelo padrão da física, que estabelece como o Universo surgiu, suas forças fundamentais, partículas, entre outras questões. Porém, para fazermos tudo isso, precisamos criar novas tecnologias. Aí que entra as pesquisas estimuladas pelo CERN, cujas aplicações já acontecem na saúde e engenharia. Elas são frutos das tecnologias criadas para os aceleradores”, explica o professor.

Segundo ele, a oportunidade contribui, também, para apresentar aos alunos de Engenharia um leque muito maior de possibilidades. “Acredito que fazer pesquisa torna o professor mais aberto dentro da sua área. Minha primeira ida ao CERN, em 2017, fez com que as minhas aulas não fossem mais as mesmas. Hoje eu consigo estabelecer aos alunos as conexões entre a engenharia e bioengenharia e outras áreas do conhecimento”, conta o professor da Anhanguera.

Inscrições abertas para qualificação profissional

Começa nesta segunda-feira o prazo para inscrição em cursos e oficinas de qualificação profissional. São 60 atividades, todas gratuitas, em sete Centros de Educação Profissional mantidos pela Secretaria de Educação. Os cursos têm duração de seis meses e são nas áreas de marcenaria, modelagem, manutenção de computadores, mecânica, elétrica, costura, informática e Língua Brasileira de Sinais. As oficinas, com duração menor, são de artesanato, artes, manicure/pedicure, dança e esportes variados. O dia de matrícula de cada atividade é conforme o curso e local de realização. Para a efetivação da matrícula é necessária apresentação de documento pessoal, comprovante de residência e, em alguns casos, comprovante de escolaridade. A lista com todos os cursos pode ser acessada pelo site Joinville.sc.gov.br

Continua depois da publicidade