Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar da oficina literária “Horacio Quiroga e o perfeito contista”. O evento acontece nesse sábado (1º), a partir das 10h, no Sesc Joinville. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas. A iniciativa é da jornalista e editora Katherine Funke. A oficina vai estudar e exercitar elementos da arte do conto desenvolvida pelo uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937).
Continua depois da publicidade
Katherine explica que a oficina literária terá como ponto de partida para a leitura teórica o "Decálogo do perfeito contista" e outros contos de Quiroga, incluindo a versão de “Juan Darién”. “Durante o dia serão apresentadas diferentes vertentes e poéticas do gênero, com base em bibliografia especializada, como ‘A poética do conto’, de Charles Kiefer; ‘Valise de Cronópio’, de Júlio Cortázar, e outras referências bibliográficas”, diz.
Autora de seis livros, entre poesia, ficção e não-ficção, Katherine é fundadora da Editora Micronotas. Atualmente, faz doutorado em Literatura na UFSC, em que estuda fábulas tanatográficas contemporâneas em torno de nomes consagrados como Edgar Allan Poe, Katherine Mansfield e Emily Dickinson.
O conto “Juan Darién”, de Horacio Quiroga, foi traduzido pelo professor colombiano Byron Vélez Escallón, da Universidade Federal de Santa Catarina, e ilustrado pela joinvilense Michelli Catarina. A iniciativa faz parte da agenda de circulação do livro “Juan Darién”, que será lançado em Joinville, no dia 5 de junho, na Casa 97.
As inscrições pode ser feitas na secretaria do Sesc, que fica na rua Itaiópolis, 470, América.
Continua depois da publicidade
O papel de mãe é tema de encontro em Jaraguá do Sul
“A Delícia e os Desafios de ser mãe nos dias atuais” é o tema do 8º Encontro do Coletivo Feminino de Jaraguá do Sul e região. O evento acontece nesta quarta-feira, no auditório do Siticom e é aberto às mulheres que queiram participar. O encontro começa às 18h45 com um café para recepcionar os participantes. E às 19h30 a mesa redonda que será composta por cinco mães.
Entre os assuntos em destaque, a maternidade por adoção, como lidar com as multitarefas, a doulagem e o nascer, parto e pós-parto, o que configura a violência obstétrica, crenças limitantes passadas de geração a geração e direitos dos filhos. A entrada é gratuita. AS Inscrições podem ser feitas no link: encurtador.com.br/gpDH9 . O Siticom fica na rua Pres. Epitácio Pessoa, 345 – Centro.