Uma réplica em resina do busto da princesa Dona Francisca, a história e fotos de obras do escultor alemão Fritz Alt, argila, além de criatividade e muita animação marcaram a oficina de modelagem na Escola Municipal Anita Garibaldi pelas educadoras do Museu Casa Fritz Alt.

Continua depois da publicidade

A proposta foi envolver os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental em uma atividade interdisciplinar onde foram trabalhados durante a aula de Educação Artística assuntos relacionados à história e à cultura de Joinville.

De acordo com a professora de artes Sheila Katina Huhn, a oficina de modelagem “Fritz Alt vai à escola” é uma oportunidade para aproximar as crianças ao universo dos museus. “Na oficina de modelagem, eles trabalham com escultura, se desafiam a procurar novos materiais, novos suportes. Ouvem vozes diferentes e percebem o que temos no entorno. A atividade é uma forma de resgatarmos o centro da cidade de Joinville de forma concreta”, relata a professora.

A aluna Beatriz Franco Dipp, de 9 anos, já visitou o Museu Casa Fritz Alt e conhecia outras obras do artista. Para ela, a riqueza dos detalhes é um dos aspectos mais interessantes do trabalho de Fritz Alt, característica que a pequena escultora também quis reproduzir em seu trabalho.

“Eu nunca tinha mexido com argila e é uma experiência nova. É muito legal fazer a nossa própria escultura. Estou tentando deixar o coque da minha princesa Dona Francisca bem firme para não cair e também quero fazer uma roupa bonita para ela”, disse Beatriz.

Continua depois da publicidade

As escolas que tiverem interesse em receber a oficina de modelagem “Fritz Alt vai à escola” podem entrar em contato com os educadores do museu pelo telefone (47) 3455-0075 ou pelo e-mail educativofritzalt@gmail.com. A atividade é gratuita.

Atletas paralímpicos de Joinville são destaques em competições

Foram três dias de dedicação em competições em Santa Catarina e no Paraná. E o resultado do trabalho foi celebrado com as vitórias dos atletas paraolímpicos, do CEPE – Centro Esportivo para Pessoas Especiais em Joinville.

Em Caçador, na 1ª etapa do Circuito Catarinense de Bocha Paralímpica, o atleta Diego Machado sagrou-se campeão, da classe BC 1. Já os atletas Daniel Pereira e Luiz Felipe Leme da Costa classe conquistaram, respectivamente, o 4º lugar e o 7º lugar na classe BC3 .

Em São Paulo, Edenilson Floriani foi destaque nas provas de arremesso de peso e lançamento do dardo, durante o Open Internacional Loterias Caixa, que aconteceu em São Paulo. Ele ficou na 4ª colocação nas duas modalidades. Fechando o fim de semana de competições a equipe de basquetebol em cadeira de rodas conquistou o tricampeonato na Copa Curitiba Paradesportiva.

Continua depois da publicidade

Na capital paranaense, a equipe de basquetebol em cadeira de rodas conquistou o tricampeonato na Copa Curitiba Paradesportiva
Na capital paranaense, a equipe de basquetebol em cadeira de rodas conquistou o tricampeonato na Copa Curitiba Paradesportiva (Foto: CEPE/Divulgação)