Aparelhos eletroeletrônicos que não funcionam mais podem ser descartados nesta sexta-feira na Ajorpeme. A instituição realiza o Mutirão E-Lixo que está arrecadando materiais que vão desde aparelhos de informática, telefones, baterias, até televisores que as pessoas, na maioria das vezes, querem se desfazer, mas não tem pra onde levar.
Continua depois da publicidade
Segundo a presidente do Instituto Ajorpeme, Neise Aparecida do Nascimento, afirma que além de ajudar as pessoas a dar a destinação desse tipo de matéria, a intenção com o evento também é conscientizar a comunidade sobre o descarte correto. “Na maioria das vezes, as pessoas acabam acumulando esses produtos dentro de casa ou jogando na frente da residência, na espera de que algum catador de material reciclável leve embora e isso não é o correto”, afirma a presidente do Instituto Ajorpeme.
Esse já é o segundo mutirão realizado nesse ano. No anterior foram arrecadadas cerca de nove toneladas de materiais. A expectativa para esse é arrecadar mais de 10 toneladas de lixo eletrônico. Todo o material será encaminhado para uma empresa especializada responsável pelo descarte correto do lixo eletrônico. “Com essa ação a gente também acaba falando de uma dos pilares do Instituto Ajorpeme que é cuidar do meio ambiente. A gente sabe que esse lixo for descartado em qualquer lugar vai trazer riscos para a nossa saúde”, explica Neise Aparecida do Nascimento.
O Mutirão segue até às 17h, na Ajorpeme, que fica na rua Urussanga, 282, bairro Bucarein.
Feiras de adoção de cães em Jaraguá do Sul
Duas feiras de adoção de cães estão programadas para este sábado (31). Uma será no Jaraguá do Sul Park Shopping, das 10h30 às 15h30, com cerca de 12 animais. A outra feira acontece na Via Verde, das 14 às 17 horas, com 25 animais disponíveis. A ações concomitantes marcam a sétima edição desta natureza para encontrar um novo lar aos animas.
Continua depois da publicidade
Todos animais são vacinados, desvermifugados, castrados e com chip de identificação. “Trata-se de um trabalho conjunto com organizações protetoras que culmina com a facilitação ao sistema de castração disponível”, afirma o presidente da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente, Normando Zitta. As ações deste sábado também envolvem a Secretaria de Saúde, Associação Jaraguaense Protetora dos Animais e a Gang das Patinhas.