O prédio do Museu Histórico Emílio da Silva de Jaraguá do Sul passou por restauração. Uma cerimônia nesta quarta-feira (18), às 9h30 vai marcar a nova fase do espaço que fica na Praça Ângelo Piazera
Continua depois da publicidade
As obras de restauro foram feitas interna e externamente, mas principalmente na cobertura, onde havia goteiras e infiltrações. Foram investidos mais de R$ 400 mil na restauração de todo o prédio, que já abrigou a Prefeitura de Jaraguá do Sul. Segundo Silvia Kita, historiadora do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, o imóvel foi doada em 1927 por Constância Piazera, viúva, de Ângelo Piazera, para que fosse construída uma praça e a nova sede da prefeitura.
“Nessa época, Jaraguá do Sul era distrito de Joinville e a doação foi feita, na verdade, à Prefeitura de Joinville. Mas a Prefeitura de Jaraguá só descobriu isso em 2004, quando foi necessária a escritura do museu para envio de projeto à Brasília. Ao descobrirmos que o prédio havia sido doado à Prefeitura de Joinville, entramos em contato com o executivo de lá e pedimos a doação à Prefeitura de Jaraguá do Sul. O que foi concedido prontamente. Esse fato nos fez pesquisar sobre o prédio da Prefeitura de Corupá, que, antigamente, pertencia a Jaraguá do Sul. Dito e feito. Tivemos que fazer a doação à Corupá”, lembra Silvia.

O prédio já foi sede do Fórum e da Câmara de Vereadores. A letra “H” desenhada nos dois pilares centrais do prédio lembram o sobrenome do então prefeito de Jaraguá do Sul, o tenente Leônidas Cabral Herbster. A estrutura começou a ser construída em 1939, mas a inauguração só aconteceu no dia 4 de outubro de 1941. “No piso térreo funcionava a prefeitura. No segundo piso, o Fórum e a Câmara. Na década de 1970, o Fórum saiu do prédio. Na década de 1980, foi a vez da Câmara de Vereadores”, explicou a historiadora.
Continua depois da publicidade
“A restauração do museu é obra muito importante para a preservação da história e cultura de Jaraguá do Sul. O museu agora está mais bonito e atrativo para todos os que quiserem conhecer um pouco mais das raízes do povo jaraguaense”, convida a secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Lúcia Petry.