Mostrar os bons exemplos nas escolas públicas de Joinville e a relação delas com a comunidade. Essa é a proposta do projeto Minha Escola na TV, da NSCTV, que começa nessa sexta-feira. Uma vez por mês, a emissora vai veicular no Jornal do Almoço uma reportagem especial sobre as ações de escolas municipais e estaduais que envolvam não apenas os estudantes, mas a comunidade joinvilense.

Continua depois da publicidade

A primeira reportagem vai mostrar o projeto da Escola Estadual Jorge Lacerda, no bairro Guanabara. A instituição, que completa 40 anos, no sábado, está ajudando imigrantes haitianos e da República Dominicana a aprender a língua portuguesa, a história e as tradições do Brasil. O projeto "Haiti é aqui: aprendendo juntos”, foi desenvolvido pelas alunas do Magistério que ensinam os imigrantes sobre o idioma.

“Eles são alunos regulares da escola que têm dificuldade em se comunicar e o projeto vem pra ajudá-los”, explica o repórter Kleber Pizzamiglio que está no comando do quadro.

O jornalista que participa pela segunda vez do projeto com as reportagens destacou a importância da iniciativa e de participar do projeto. “É muito gratificante porque a gente conhece histórias, pessoas e projetos que saem dos muros das escolas e que hoje servem de exemplo para outras instituições. E o melhor essas ações têm o envolvimento da escola com a comunidade”, ressaltou.

O projeto Minha Escola na TV segue até novembro. Essa já é a segunda edição do projeto. Na primeira edição as ações envolveram cerca de 10 mil crianças.

Continua depois da publicidade