Tornar mais felizes os aniversários de crianças e adolescentes que vivem em lares de acolhimento em Joinville. Com essa ideia, um grupo de voluntários criou o Projeto Elas – Esperança, Luta, Amor e Sonhos.
Continua depois da publicidade
A iniciativa – inspirada no projeto norte-americano The Birthday Party Project – começou em fevereiro de 2016. “A ideia consiste em ir até o local e montar a festa para os aniversariantes do mês. Decoração, brincadeiras, comidas, bebidas e presentes estão incluídos no evento”, explica Kelly Loureiro Dencker, coordenadora do projeto.
Conforme Kelly, todo trabalho é voluntário e tudo é feito levando-se em consideração a idade dos aniversariantes, que também escolhem o presente e, geralmente, o tema da comemoração. “Nosso objetivo é buscar a valorização das crianças. Por isso, permanecemos durante o período de um ano em cada local, realizando uma festa por mês, e dessa forma podemos contemplar todas as crianças atendidas pela instituição”, destaca a coordenadora.
A primeira festa foi realizada em abril de 2016, na Associação Ecos de Esperança, no bairro Paranaguamirim, mas o projeto já atendeu a crianças e adolescentes do Abrigo Infantojuvenil e atualmente atua no Instituto Priscila Zanette, onde deverá ficar até junho para contemplar as 24 crianças atendidas pela instituição. Os aniversários são realizados com a ajuda das 45 voluntárias do projeto, que contribuem de diferentes maneiras: com a doação de um valor simbólico de R$ 25 mensais ou de itens ou prestação de serviço para as festas.
Além das festas de aniversário, o Projeto Elas procura realizar outras ações. Entre elas, campanha de arrecadações de itens de kits de higiene e de beleza, que são doados não só para as crianças, mas também para pessoas de outras entidades. O grupo também faz campanha de Natal e de Páscoa para arrecadar presentes e chocolates para doar às crianças da entidade atendida pelo projeto.
Continua depois da publicidade
O projeto está aberto à participação de voluntários. Quem quiser mais informações sobre o trabalho pode acessar a página do Projeto Elas no www.facebook.com.br/elasvoluntariado e https://www.instagram.com/elasvoluntariado/