Um dia para comemora, descontrair e praticar atividade paradesportiva. Esta é a proposta do Dia Nacional do Atleta Paralímpico 2019, que terá sua segunda edição no dia 21 de setembro. Será no Centreventos Cau Hansen, das 9 às 11 horas. Entre as modalidades, estão a bocha paralímpica, o tênis de mesa e o vôlei sentado. Podem participar crianças com necessidades especiais, alunas da rede escolar de Joinville com idades de 8 aos 15 anos.
Continua depois da publicidade
As inscrições seguem até o dia 17 de setembro, com o limite de 150 participantes. Até o momento, 105 crianças já foram inscritas. Os 150 alunos serão divididos em três grupos. Cada grupo fará um rodízio pelas modalidades oferecidas a cada 30 minutos, para que possam ter contato com todas as atividades. As modalidades serão praticadas de forma lúdica, com auxílio de materiais diferenciados, que permitirão o acesso de todas as crianças.
Os mecanismos que serão utilizados são desenvolvidos por técnicos da Sesporte. O monitoramento das atividades fica por conta dos acadêmicos do Ielusc e Univille e um grupo de 15 voluntárias da Associação de Aposentados e Pensionistas de Joinville, além dos técnicos da Sesporte.
Para escolas que tenham a partir de cinco inscritos será oferecido o transporte gratuito, por meio de uma parceria entre a Sesporte e a Apae. No dia do evento, os alunos poderão degustar um lanche além de receber uma camiseta.
O evento, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro em parceria com a Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte). A inscrição deve ser feita pelo telefone 3433-1160. Além de Joinville, outras 68 cidades do país sediarão o evento. A data é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 22 de setembro de 1989, que visa homenagear, apoiar e divulgar o trabalho dos atletas paraolímpicos.
Continua depois da publicidade
Festival de Primavera em Pirabeiraba
Uma programação com exposições, feira, música e shows de prêmios promete movimentar o 5º Festival de Primavera. O festival acontece no dia 22 de setembro, das 9 às 19 horas na Sociedade Rio da Prata.
Dentre as atrações, exposições de produtos coloniais, carros antigos, plantas e artesanato local. Para quem gosta de tiro ao alvo, poderá praticar com o clube de tiro da sociedade Rio da Prata. O evento terá recreação para as crianças com parque infantil. Durante o evento será feito o sorteio de vários prêmios.
A organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível, tudo que for arrecadado será doado para a Associação Panela Missionária. O evento tem participação de outras entidades. Entre elas, a Apae de Garuva, Universo Down, Cei Espaço Mágico e Associação de Renais Crônicos. Os ingressos já podem ser adquiridos por R$35,00.