No quinto dia de competições da 19ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), a delegação de Joinville lidera os rankings da edição. Joinville está com 84 pontos. Em segundo lugar está Florianópolis, com 52, e Jaraguá do Sul em terceiro, com 41 pontos. No quadro de medalhas, Joinville também está à frente, com 26 ouros, 12 pratas e 22 bronzes, somando 60 medalhas na competição.

Continua depois da publicidade

Ao todo são 2.800 atletas com idades de 8 a 17 anos, de 82 municípios diferentes, se reúnem em Videira para as disputas, que seguem até o próximo sábado, dia 21 de setembro. A delegação de Joinville, composta por 290 pessoas, entre atletas, técnicos e demais componentes, garantiu a vitória nas modalidades de atletismo masculino e feminino, karatê masculino e feminino e natação feminina, além das terceiras colocações no ciclismo, ginástica rítmica e na natação masculina. Também acontecem disputas nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Por questões de logísticas, duas modalidades foram disputadas antecipadamente, a natação e a ginástica artística, realizadas em Palhoça e Blumenau, respectivamente.

Para a disputa da etapa estadual da Olesc os municípios participantes das modalidades coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal) passaram por uma série de disputas classificatórias como microrregionais e regionais.

Nesta edição, é usado pela primeira vez o sistema Braille nas medalhas e nos troféus, com os dizeres “primeiro”, “segundo” e “terceiro” para os participantes que conquistarem ouro, prata e bronze, respectivamente. A novidade permite que pessoas com deficiência visual identifiquem as medalhas recebidas e também fomenta o processo de inclusão social. Neste ano, também foi implantado o pódio adaptado, já utilizado nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) neste ano.

Continua depois da publicidade