Com apenas 17 anos, o carateca Wenderson Diego Schmöeller é primeiro joinvilense a representar a cidade na categoria Kata (formas) no Campeonato Mundial de Karatê. O mundial acontece até 27 de outubro, em Santiago, no Chile. O evento reúne 1.557 competidores de 96 países.

Continua depois da publicidade

Wenderson treina Karatê há 10 anos. Ele conheceu a modalidade no Programa Iniciação Desportiva (PID), projeto social da Secretaria de Esportes de Joinville, cujo intuito é fomentar a prática entre jovens e crianças de 6 a 17 anos.

O carateca treina todos os dias, sendo as segundas, quartas e sextas-feiras dedicadas aos treinos de Kata. Já as terças e quintas-feiras reservadas para o treino físico, onde o atleta faz trabalhos de potência e resistência. Esforço que já trouxe como resultado a conquista alguns títulos. Entre eles o de campeão brasileiro júnior (individual); campeão dos joguinhos abertos (individual e equipe); campeão nas categorias júnior e sênior no Open Brasil. Além disso, Wenderson participou do campeonato pan-americano, em Guayaquil, no Equador, realizado no mês de setembro, onde conquistou o 5º lugar no Kata equipe.

Apesar da responsabilidade, Wenderson está confiante e focado na competição e acredita que fará uma boa participação no mundial. "Representar a minha cidade, o meu país no mundial é uma sensação ótima, é uma honra", comenta.

Para o professor Luiz Oliveira, é gratificante ver o atleta na seleção nacional. "Como professor, é sempre realizador ver mais um novo atleta do nosso clube na seleção brasileira de Karatê, porque, principalmente, as dificuldades são muitas, como, por exemplo, as etapas classificatórias/seletivas deste ano ficarem todas no centro oeste, norte e nordeste, o custo de participação ficou alto", completa.

Continua depois da publicidade

O Kata é uma sequência de movimentos, divididos em ataques, defesas e saltos, já programadas onde o praticante exibe toda a sua performance, mostrando força, concentração, técnica, velocidade e equilíbrio.

Ciência e espiritualidade são temas de palestra em Joinville

Nesta quinta-feira (24), às 19h30, acontece palestra sobre “Ciência e Espiritualidade“ na Católica SC. O evento é aberto à comunidade por meio de inscrição pela internet. A intenção com a encontro é explorar os fenômenos da ciência formal e os fenômenos observados por pesquisadores independentes, com modelos baseados na consciência. Haverá exercícios práticos de meditação e sessão para perguntas e respostas.

O ministrante Avi Hay é escritor e guia internacional de meditação. Radicado em Santa Catarina desde 2018, o israelense já atuou no tratamento de pacientes com quadros de ansiedade, esclerose múltipla, déficit de atenção e câncer.

O evento é promovido por meio do Programa Pensamento em Movimento, realizado pelo Curso de Direito desde 2015. A iniciativa busca a reflexão sobre diversos temas do cotidiano. Inscrições pelo e-mail extensao@catolicasc.org.br. Mais informações pelo telefone (47) 3275-8330.

Continua depois da publicidade