A atleta joinvilense Amanda Schumacher mostrou nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) que vive ótima fase. A nadadora conquistou sete medalhas na competição, sendo quatro de ouro e três de prata. Amanda também foi a primeira medalhista da competição realizada em Indaial, Pomerode e Timbó – as provas da natação ocorreram em Indaial. O bom desempenho ajudou a equipe feminina de Joinville a erguer o troféu geral da modalidade com 169 pontos, seguida por Tubarão (148) e Jaraguá do Sul (93).
Continua depois da publicidade
Duas medalhas de ouro de Amanda vieram em provas individuais. Nos 400m medley, a aluna do curso de Engenharia Civil da UniSociesc fez a marca de 5'08'09. Nos 200m borboleta, o ouro veio com o índice de 2'24'90. As outras medalhas de ouro vieram nas provas coletivas. Nos 4x100m livre, Amanda, Joanna Beatriz Rossi, Carolina Bergamaschi e Letícia Fassina Romão fizeram 03'54''28. Nos 4x100m medley, o mesmo quarteto subiu ao pódio com a medalha de ouro no tempo de 04'24''35.
Amanda Schumacher também levou a medalha de prata nos 100m costas (1'05'59), nos 100m borboleta (1'03'05) e nos 4x200m absoluto ao lado de Camilla Pillon Cipriani, Joanna Beatriz Rossi e Letícia Fassina Romão – tempo de 08'55'74. Amanda é uma das alunas que fazem parte do Time UniSociesc por meio do Programa Bolsa-Atleta. O Bolsa-Atleta é o programa de incentivo ao estudo concedido pela UniSociesc a atletas participantes de competição promovida por alguma associação, confederação e/ou federação esportiva.
Cotidiano russo é tema de exposição
O fotógrafo Diorgenes Pandini, que começou a carreira em Joinville, volta à cidade para abrir sua exposição no Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM). Antes disso ele esteve na Rússia, país cujo povo e cotidiano estão retratados na mostra “РоссияRussia”. Gratuita, a exposição integra as comemorações do instituto pelo Dia Nacional da Cultura, celebrado neste dia 5.
Continua depois da publicidade
Pandini, que trabalha no jornal Diário Catarinense, esteve no país para cobrir a Copa do Mundo de 2018. Ainda não tinha em mente a exposição, mas sabia que queria fazer algo diferente, além da cobertura. A mostra apresenta 20 fotografias que ilustram detalhes de uma Rússia contemporânea. “РоссияRussia” fica em cartaz de 5 de novembro até 9 de fevereiro.