Um espaço agradável, onde é possível aprender e trabalhar em equipe. É assim no jardim para a socialização criado pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Barra Velha. No espaço, os pacientes fazem o plantio de flores e plantas. A ideia surgiu durante uma conversa informal entre o grupo de dependentes químicos. Atualmente o projeto acontece de forma conjunta, com a participação integral dos pacientes e suporte dos profissionais.
Continua depois da publicidade
O trabalho é realizado por perfis diferenciados de integrantes. Cada etapa conta com uma equipe diferente. Ao todo são 25 pacientes que participam das atividades que incluem desde o recolhimento de materiais, montagem dos espaços e até o plantio de flores e demais plantas.
Os recursos utilizados incluem materiais recicláveis como paletes de madeira, pneus que foram doados pela comunidade. Os participantes também utilizam outros materiais doados pela Prefeitura. Segundo a assistente social do Centro de Atenção Psicossocial, Julia Borba de Andrade Pereira, os profissionais identificaram a atitude como uma oportunidade terapêutica, de aprendizado e compartilhamento mútuo.
O projeto que ainda está em fase de execução, mas já mostra resultados. A assistente social observa que a atividade contribui para o desenvolvimento do trabalho em equipe, respeito às regras e aos limites do corpo humano. “Para os pacientes a atividade é vista como um momento de união, relaxamento e reflexão”, explica Julia.
Continua depois da publicidade

Movimenta Jaraguá
Um dia cheio de atividades para a comunidade do bairro Tifa Martins, em Jaraguá do Sul. Foi assim o sábado para cerca de 4 mil pessoas na 13ª edição do Movimenta Jaraguá.
A Escola Maria Nilda Salai Stähelin é foi palco de várias atividades gratuitas de lazer, culturais, vocacionais, de saúde estética e de serviços. A iniciativa da Associação de Pais e Professores da escola também contou com exposição de robótica, doação de árvores frutíferas, brincadeiras em libras, atividades esportivas. A intenção foi promover a integração entre as famílias.
Durante o encontro também foram distribuídos para os moradores ingressos para o jogo entre Jaraguá Futsal e Concórdia, válido pelo Estadual. O confronto está agendado para terça-feira (27), na Arena Jaraguá.