Quase 20 anos atrás, a área de quase 14 mil metros quadrados que fica na rua Maria Alves Ferreira, no bairro Costa e Silva, em Joinville, era apenas um terreno baldio, onde alguns moradores jogavam entulhos. Mas esse cenário mudou. O local se transformou em uma horta comunitária que beneficia 54 famílias da região.
Continua depois da publicidade
A horta começou a sair do papel em 2001, por meio de uma parceria entre a Associação de Moradores do Parque Douat, a Prefeitura e a Eletrosul, proprietária do terreno. O imóvel foi cedido para a associação como estratégia para o gerenciamento das áreas de segurança localizadas sob as linhas de transmissão de energia, denominadas faixas de servidão.
Lourenço Joenk, presidente da associação de moradores e coordenador da horta, conta que o projeto começou com 30 famílias e hoje tem 54, que cultivam mais de 60 espécies, entre hortaliças, temperos e ervas medicinais. "Cada família é responsável por uma área. Eles cultivam o querem e tudo sem agrotóxico", revela Lourenço.
Lourenço Zaninn faz parte do projeto há dois anos. "É um passatempo, relaxa, distrai, a gente conhece pessoas. É uma terapia", ressalta. O aposentado conta que alguns moradores vendem as hortaliças. Outros acabam doando para as famílias mais carentes. A horta comunitária deu tão certo que atualmente existe uma lista de espera com cerca de 20 famílias com interesse em participar.
Continua depois da publicidade
O também aposentado Edésio Buss saiu da lista, depois de um ano de espera. Ele afirma que pelo menos três vezes por semana cuida da horta:
– Eu colho o que preciso para comer, além de ter uma atividade e conversar com as pessoas – destaca o aposentado.
Música
Nesta quarta-feira tem música para a comunidade. A Big Band Villa-Lobos se apresenta, às 17h, na Casa da Cultura. O espetáculo faz parte de um roteiro com três apresentações e que tem a proposta de levar arte para os moradores de Joinville. A entrada é de graça.
Leia também:
Há 20 anos: relembre acidente aéreo que matou o dono da Busscar em Joinville