A contagem regressiva para mais uma edição do Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) já começou. Em pouco mais de dois meses, Jaraguá do Sul vivenciará, pelo 15° ano consecutivo, o maior festival-escola de música da América Latina. Ele garante não só a alunos de 21 países, mas também ao público de todo o Brasil, a oportunidade de ver e ouvir alguns dos mais renomados instrumentistas do mundo, juntos, no Centro Cultural Scar.

Continua depois da publicidade

Com uma programação intensa e variada em concertos diários, a iniciativa ainda abrirá um espaço a mais à arte brasileira. Pela primeira vez na história do Femusc, o Programa de Música Erudita terá a companhia do Programa de Música Popular, deixando a experiência oferecida pelo evento ainda mais completa.

Na agenda diária de apresentações, o festival vai conduzir a plateia por uma verdadeira viagem pela história da música. Do lado popular, ele passeia pelas obras de nomes como Pixinguinha, Tom Jobim, Dorival Caymmi, João Bosco e muitos outros artistas contemporâneos. Já do lado erudito, serão mostradas ao público, além de duas óperas e centenas de outros concertos, noites temáticas que passam pelo Romantismo e pelo repertório de Mozart, Brahms, Bach. Uma novidade é a parceria entre o Instituto Femusc e a Escola de Teatro Bolshoi. As instituições farão uma apresentação única de O Quebra Nozes, de Tchaikovsky.

Para assistir a tudo os ingressos gratuitos serão distribuídos dois dias antes de cada concerto ou, ainda, é possível adquiri-los antecipadamente pela internet. Outra novidade do evento, é que parte das entradas será comercializada a R$ 30 e R$ 20. A ideia, conforme o diretor-executivo, Fenísio Pires Junior, é oportunizar ao público em geral, incluindo interessados de outras cidades, além de Jaraguá do Sul e região, o acesso às apresentações e também confirmar a continuidade do festival, buscando a sustentabilidade financeira. Mais informações pelo www.femusc.com.br

Continua depois da publicidade

Joinvilense conquista dois ouros no jiu-jitsu

A cada competição o joinvilense Caio Felipe Ramos, 15 anos, mostra que está mais preparado para se tornar o melhor do mundo em sua categoria. No último fim de semana e ele participou de duas competições, e conquistou o ouro nas duas.

Em Imbituba Caio fez três lutas e finalizou os três adversários. Já em Garopaba, o atleta esteve no Kironbjj e também levou a melhor: foram mais duas lutas que terminaram em finalização para os adversários e sem qualquer pontuação para o atleta joinvilense. “Estou muito focado em melhorar a cada dia. Treino diariamente e agora que as aulas estão no fim – e já passei direto – vou poder me dedicar ainda mais para conseguir lutar ainda melhor”, ressalta o atleta,

Caio conquistou o ouro nas duas competições realizadas no fim de semana
Caio conquistou o ouro nas duas competições realizadas no fim de semana (Foto: Divulgação)

As próximas competições do atleta joinvilense já estão marcadas: no dia 30 de novembro, sábado, ele disputa o título do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu, em Curitiba (PR), e no dia 1º de dezembro, domingo, participa do Abu Dhabi International Pro Jiu-Jitsu Championship (UAEJJF), no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.