Uma parceria para o bem. Foi a união de estudantes da Escola Adventista com a arquiteta Fernanda Adiers, que vai resultar na reforma da casa da família de dona Rosângela dos Santos anos, do bairro Saguaçu, zona norte de Joinville.

Continua depois da publicidade

A iniciativa começou ano passado quando a escola decidiu que o tema da Semana Cultural seria sobre habitação de interesse social. Para elaborar um projeto, a instituição convidou a arquiteta empreendedora social, Fernanda Adiers que já desenvolve ações voltadas para pessoas de baixa renda. A tarefa dela era ajudar os alunos e professores a entender o tema e usá-lo em ações pedagógicas.

Batizado de Projeto Lar, as ações envolveram 420 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio. Após dois meses de pesquisas e estudos, eles apresentaram, em outubro passado, um esboço para reforma da casa de uma família escolhida pela instituição.

A contemplada com o projeto foi a casa da família Rosângela dos Santos, que apesar de ter uma localização privilegiada, a residência está sem garantia de segurança física e estrutural. “Isso significa que o local não tem proteção do frio, calor, umidade, chuva, vento e outras ameaças à saúde dessa família!”, explica a arquiteta.

Continua depois da publicidade

Para conseguir tirar o projeto do papel, a empreendedora social conseguiu sensibilizar a Associação Catarinense de Construtores e Afins de Santa Catarina (ACCA) e o Núcleo de Construtores da ACIJ, que doaram a reforma do telhado. O telhado já está sendo refeito, mas para as demais obras necessárias para garantir a segurança da família de dona Rose – como reformar o banheiro, substituir algumas portas, trocar do piso da cozinha, os vidros das janelas, pintar tudo e organizar o quintal, – a arquiteta busca apoio de voluntários.

“Os alunos da Escola fizeram um grande trabalho, mas para a etapa de construção estamos reunindo voluntários que queiram doar um pouco do seu tempo para ajudar essa família. Quem quiser colaborar com material, também estamos aceitando”, afirma Fernanda.

Quem tiver interesse em participar da reforma basta entrar em contato pelo whatsapp 47-99604-5160 dizendo “quero participar do mutirão”. A organização da obra enviará instruções em seguida.