Como funcionam as estações meteorológicas? Qual a diferença de estação hidrológica, hidrometeorológica, maregráfica? Estas e outras questões são respondidas pela equipe da Defesa Civil de Joinville a estudantes de escolas públicas, particulares ou de cursos superior. São ações educativas que consistem tanto em visitas a uma das 11 estações meteorológicas de Joinville ou em orientações nas instituições de ensino.
Continua depois da publicidade
Na última semana, os acadêmicos de engenharia civil, da Sociesc, visitaram a Estação Meteorológica do Rio Cachoeira, próxima ao Terminal Norte. A visita faz parte da disciplina de hidrologia ministrada aos estudantes. O engenheiro agrônomo da Defesa Civil Dieter Klostermann explicou sobre os instrumentos utilizados e a importância dos dados coletados. “Esses dados serão relevantes nos seus futuros projetos, como considerar o nível de um rio”, destaca Dieter.
A Defesa Civil de Joinville opera com 11 estações meteorológicas distribuídas nas bacias hidrográficas do município. São cinco estações hidrológicas, que medem a quantidade de chuva e volume dos rios; três meteorológicas, para medir a temperatura, umidade, ventos, radiação solar e precipitação; além de três hidrometeorológicas e maregráfica, que medem todos os aspectos realizados pelos outros tipos.
As instituições de ensino interessadas em receberem essas ações educativas, ou em levar grupos para conhecerem as estações, devem fazer contato com Dieter, pelo telefone 3431.1513.
Continua depois da publicidade
Vereadores mirins participam de curso de oratória
Em continuidade as atividades do programa Câmara Mirim Mirins, nesta semana os vereadores eleitos participaram do curso de oratória e técnicas de apresentação. A intenção foi melhorar a comunicação dos estudantes. Por isso, eles receberam orientação sobre autoconhecimento, postura, entonação e outros temas que envolvem uma apresentação.
A sessão de posse dos novos vereadores mirins será no dia 2, às 14h30, no Plenário da Câmara. O evento é aberto à comunidade. O programa Câmara Mirim, que já existe há 16 anos, visa contribuir para o melhor entendimento da política brasileira e o papel do Poder Legislativo.