A Escola Municipal Governador Herilberto Hülse, bairro Boa Vista, realizou a 1ª Mostra Maker com atividades desenvolvidas por meio do projeto Join.Maker da rede municipal de ensino. Na última semana foram expostos 42 trabalhos realizados por alunos desde o 1º ano ao 9º do Ensino Fundamental, sendo que houve a participação especial de oito escolas.
Continua depois da publicidade
Entre as ideias e prática apresentadas, os alunos do 5º ano construíram óculos de realidade virtual usando material reciclado e aparelhos de celular. A intenção foi estudar o sistema muscular e ósseo do corpo humano integrando as disciplinas de ciências e educação física.
Outro projeto apresentado foi a atividade de realidade aumentada. Como o uso do tablet e QR code (código de barras em duas dimensões) foi possível aprender sobre o sistema solar como uso de tecnologia digital.
Outra prática que envolveu toda a escola foi a criação do Acquamóvel. Feito com um balde, motor e mangueira, o equipamento expele a água reaproveitada de ar condicionado que pode ser usada para molhar plantas e lavar as áreas externas e internas da escola.
Todas essas ideias inovadoras foram criadas pelos próprios alunos e professores usando todas as tecnologias disponíveis na escola por meio do conceito de educação maker (mão na massa). O projeto Join.Maker foi lançado em 2019 pela Secretaria de Educação como uma ampliação do programa Escola Digital.
Continua depois da publicidade
A educação maker é um modelo em franca expansão no segmento educacional e busca desenvolver habilidades e competências múltiplas em nossos alunos como o raciocínio lógico, o cooperativismo, a criatividade e a familiarização com a vertente tecnológica considerada necessária para o desenvolvimento da cidade e do Brasil.