Já não é de hoje que o dia a dia na Casa São José, em Jaraguá do Sul, tem sido mais animado. Isso graças aos estudantes do Colégio Marista São Luís que desde o ano passado realizam ações de voluntariado com os familiares de pacientes internados no Hospital São José e que são acolhidos pela Casa São José.
Continua depois da publicidade
O projeto começou no ano passado, com os estudantes da 1ª série do ensino médio. Segundo a orientadora pedagógica e uma das coordenadoras do projeto, Deborah Evelyn Cachoeira, depois que eles conheceram o funcionamento da Casa e conversaram com as pessoas que a frequentam, os estudantes definiram atividades que poderiam atender melhor às necessidades daquelas pessoas. "Eles viabilizaram uma tarde de jogos de tabuleiro, cozinharam com os hóspedes, prepararam um espaço para horta e organizaram uma aula de maquiagem. Como parte das atividades, ainda foi promovido o 'bate-papo com cuca', no qual puderam conversar sobre superação, desafios e vivências durante os momentos em que estão no hospital e na Casa", relata a coordenadora.
Para 2019, está organizada a continuação das ações, com outras atividades, com esses alunos que agora iniciam na 2ª série do ensino médio. A programação inclui a realização de um bingo, com o sorteio de telas pintadas pelos estudantes, a finalização da horta com o plantio de verduras e legumes, uma campanha de arrecadação de livros, além da cinoterapia (terapia com cães).
Além disso, outras ações do mesmo projeto também serão realizadas, mas por estudantes que estão começando a 1ª série do ensino médio. A iniciativa surgiu no Circuito Projeto de Vida, desenvolvido pela Rede Marista para aprimorar o discernimento dos adolescentes sobre os caminhos a serem trilhados por eles. "Os jovens, enquanto voluntários, descobrem a partir de ações simples, mas significativas, o quanto a sua essência e a sua existência são importantes para si, para o outro e para o mundo", afirma Deborah.
Continua depois da publicidade