Eles ainda estão na escola, mas já lançaram livros. São estudantes de 1º a 5º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Professor Gustavo Augusto Gonzaga, no bairro Saguaçu de Joinville. O livro Como Cabe História nesta Sacola! Foi lançado na quarta-feira. A obra reúne produções de todas as crianças. Esta é a última etapa de um projeto realizado em 2018, quando os alunos trabalharam os livros do Jura Arruda.
Continua depois da publicidade
Câncer é a segunda principal causa de morte em Joinville
O escritor foi convidado para conversar com os alunos sobre literatura. Foram trabalhados cinco dos sete livros infantis de Arruda. Dez professoras se dedicaram a criar atividades para despertar a imaginação e a reflexão das crianças de seis a 11 anos para, além do aprendizado da língua portuguesa, também desenvolverem o pensamento crítico e a criatividade. Em Como Cabe História nesta Sacola!, além dos textos produzidos pelos pequenos, apresenta depoimentos e experiências das educadoras.
A escola arcou com as despesas, a edição e revisão da obra foram realizadas por Arruda. Em maio de 1984, quando mudou de São Paulo para Joinville aos 13 anos de idade, a 6a série do colégio estadual foi sua primeira referência da cultura joinvilense, o local onde estudou.
– Voltar à escola 30 anos depois e ver o campinho onde eu jogava bola, a quadra onde eu ganhei medalha de prata no vôlei, foi uma volta ao passado mesmo – recorda.
Continua depois da publicidade
Natal é antecipado para estudantes do Paranaguamirim
Nica Id: – Crédito: Rogério da Silva, Secom, divulgação – Legenda: Estudantes receberam presentes e participaram de atividades com agentes da Guarda Municipal
Estudantes do 2º ao 4º ano da Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira, no bairro Paranaguamirim, em Joinville, tiveram um momento especial nesta semana. Eles participaram de brincadeiras, atividades esportivas e distribuição de presentes, doces e pipoca com a presença do Papai e da Mamãe Noel.
Aeroporto de Navegantes será privatizado em 2020
A iniciativa é uma parceria da escola com a Guarda Municipal. Os presentes arrecadados foram doados pelos próprios agentes da corporação e por padrinhos voluntários da comunidade que receberam cartinhas dos alunos. Foram entregues brinquedos, roupas e materiais escolares.
– Nossas crianças são muito carentes e vulneráveis. Talvez esse seja o único presente que eles ganharão neste natal. Duas crianças pediram cestas básicas – contou a diretora da escola, Ednéia Taborda Mistura.
Durante o evento, agentes da Guarda Municipal realizaram oficinas de jiu-jitsu e futebol para as crianças. Houve, ainda, brincadeiras, como torta na cara, pintura facial e demonstração no ônibus da guarda.
Continua depois da publicidade