Uma competição nacional – envolvendo temas como evolução estelar, corpos celestes e o programa espacial brasileiro – rendeu medalhas aos estudantes do campus de Joinville, do Instituto Federal de Santa Catarina. Eles conquistaram cinco medalhas, na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica.
Continua depois da publicidade
Romero Perardt Magalhães Brito, Gustavo Fabianno Pereira, Gustavo Henrique da Trindade Martins, Eduardo Baccin e Isabela das Chagas Luiz conquistaram cinco medalhas, Duas de ouro, duas de prata e uma de bronze.
A entrega das medalhas foi feita pelo professor de física, Fernando Cláudio Guesser, que explicou que a competição é um estudo aplicado de física, matemática e disciplinas técnicas, além de um incentivo para despertar nos jovens o estudo das ciências espaciais em sala de aula.
Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, a OBA é voltada para todos os alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas do país.
A frustração com o péssimo desempenho na OBA do ano passado foi o incentivo para Gustavo Henrique da Trindade Martins, do 4º módulo do Ensino Médio Técnico Integrado em Eletroeletrônica, dedicar-se mais aos estudos e conquistar a medalha de prata deste ano.
Continua depois da publicidade
“Gosto de matemática, física e astrofísica, porque foco em prestar atenção nas aulas e entender o conteúdo. Astronomia já é mais difícil, porque precisa decorar os nomes das estrelas, constelações, galáxias. Mesmo assim decidi dar uma boa estudada para ir bem na olimpíada, porque no ano passado foi bem frustrante”, comenta Gustavo, que diz gostar de estudar sobre o universo e as leis da natureza.