O momento é de expectativa para estudantes e professores da UDESC. Eles integram a equipe Albatroz e já estão no Texas, Estados Unidos, para o desafio no SAE East aerodesign. Uma competição internacional de engenharia, que envolve universidades de diferentes países. A disputa começa nesta sexta e segue até o domingo. A Albatroz irá competir na classe micro com aviões rádio controlados.

Continua depois da publicidade

O professor Fernando Humel Lafratta, que coordena a equipe, explica que durante a competição os estudantes apresentarão o resultado do projeto de uma aeronave rádio controlada, desde a concepção até a construção. “As equipes precisam entregar um relatório detalhado sobre o projeto e apresentá-lo frente a uma banca de jurados, que o avaliarão, conforme quesitos de engenharia e organização de projeto. Durante a competição ocorre também a etapa de teste das aeronaves construídas, de forma a provar o que foi apresentado em relatório”, destaca o professor.

A equipe é formada por 11 estudantes. Entre eles, Matheus Ponick, estudante de Engenharia Mecânica e capitão da equipe. Ele destaca a importância de representar a universidade e o Brasil na competição. “Isso mostra que o trabalho sendo feito há vários anos está no caminho certo. Participar dessa disputa é o resultado do esforço dos membros da equipe e também do apoio de pais, professores e patrocinadores. É uma experiência muito legal e também diferente do que estamos acostumados, e esperamos conseguir absorver muitas coisas positivas disso, além de atingir bons resultados nessa etapa mundial da competição”, destaca o estudante.

A equipe Albatroz ganhou o direito de participar do SAE East após ter conquistado, em novembro passado, a primeira colocação na etapa brasileira da competição, o SAE Brasil Aerodesign, na classe micro.

Continua depois da publicidade