Foram três dias de disputa para os estudantes da Udesc de Joinville. Eles participaram do SAE Aerodesign East, no Texas, Estados Unidos, no fim de semana. Na competição internacional de engenharia, com aeronaves rádio controladas, a equipe Albatroz disputou a classe Micro, mas não ficou entre as três primeiras colocadas.
Continua depois da publicidade
Entre as provas, os estudantes fizeram a montagem e inspeção da aeronave brasileira e a apresentação em inglês do projeto. Na competição de voo, eles testaram avião para confirmar se ele cumpria os objetivos que foi criado para fazer.
Foi a primeira participação da equipe em competição internacional. A competição contou com 85 equipes de universidades de vários países.
Bruno Gutierrez, aluno de engenharia mecânica da Udesc, destaca a oportunidade de conversar sobre assuntos técnicos com pessoas do mundo inteiro em outro idioma. “A gente conheceu estudantes de diferentes partes do mundo como China, Índia e Colômbia. Conhecemos o projeto deles e percebemos que eles pensam em soluções diferentes do que estamos acostumados no Brasil. A gente se ajudou o tempo inteiro. Foi muito positiva essa cooperação que aconteceu entre as equipes”, ressalta Bruno.
O estudante acredita que entre os desafios que a equipe enfrentou, o maior foi reduzido para fazer o projeto entre novembro e março. “Foram quatro meses, de dezembro a março. Diferente dos 12 meses que temos para nos prepararmos para competição no Brasil”, explica o estudante.
Continua depois da publicidade
O próximo desafio da equipe será a competição no Brasil. O SAE Brasil Aerodesign acontece no em novembro, em São José dos Campos. E a expectativa da Albatroz é vencer a disputar para conquistar novamente uma vaga na competição internacional de 2020.
Escolinha de futebol em Barra Velha
Crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender uma das atividades mais praticadas no país. Estão abertas as inscrições para a escolinha de futebol de salão e futebol de campo, oferecida pela Fundação de Turismo, Esporte e Cultura. As aulas serão no contra turno escolar vão atender crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que desejam aprender futsal. Já a modalidade de futebol de campo atenderá crianças de 9 a 15 anos. As inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis no Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 47 3457-0642 ou 47 3446-1231.