Desde o início da semana as tardes de estudantes do contraturno da rede municipal de Joinville têm sido diferentes, com atividades no 62º do Batalhão de Infantaria. É o Programa Forças no Esporte, do Governo Federal, em parceria com a prefeitura de Joinville, que tem o objetivo de desenvolver valores sociais em crianças e adolescentes, além de estimular a atividade esportiva.

Continua depois da publicidade

Além de conhecer a rotina do exército, eles fazem a tarefa da escola, tem aulas de reforço escolar e participam de práticas esportivas. E a iniciativa já começou a fazer diferença na rotina dos alunos. “Antes eu ficava o dia inteiro em casa, assistindo televisão e agora fiz mais amizades, estou me exercitando e divertindo com os jogos”, conta o estudante Raul de Almeida, de 10 anos.

Inicialmente 50 estudantes participam do projeto. Os grupos foram divididos em duas turmas, de 8 a 12 anos de idade. Uma turma, formada apenas por meninos, tem aulas as segundas e quartas-feiras. E a outra, mista, realiza as atividades nas terças e quintas-feiras. Cada turma tem o seu xerife. Aquele estudante que ganha algumas responsabilidades sobre o grupo. Ele assume a função durante uma semana.

O estudante Miguel Luiz de Mello estreou no projeto como xerife. E cumpriu o papel com toda a responsabilidade. “Eu tive como tarefa organizar as filas. Eu também fiquei responsável pela organização da sala. Eu gostei muito porque ajuda a me tornar mais responsável e eu espero ser xerife novamente”, ressaltou.

A intenção é ampliar a projeto para mais participantes. Nos próximos dias, a Secretaria de Educação deve divulgar edital com abertura de pelo menos mais 30 vagas. Segundo o comandante do 62º BI, coronel Reinaldo Calderaro, os estudantes também devem participar de atividades cívicas da instituição. “A nossa intenção com esse projeto é também aproximar ainda mais a comunidade do nosso batalhão”, destaca o comandante.

Continua depois da publicidade