Estudantes da Escola Municipal Professora Virgínia Soares, do bairro Floresta, tiveram um dia diferente. Conheceram a Estação Hidrometeorológica e Maregráfica que fica no Joinville Iate Clube. A ação faz parte do Projeto Primavera da Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Antes de visitar a estação, os alunos assistiram a um vídeo sobre as medidas de Redução de Riscos e Desastres, mostrando desastres naturais ocorridos no mundo e exemplificando ações necessárias que podem ser tomadas ou evitadas para garantir a segurança. Com a apresentação de um a um dos equipamentos utilizados na estação hidrometeorológica e maregráfica disponível no local, cada estudante pôde tocar os objetos e tirar suas dúvidas sobre o funcionamento deles.

Logo depois, o engenheiro agrônomo da Defesa Civil, Dieter Klostermann, falou da importância de conhecer o funcionamento dos mecanismos, principalmente para quem mora numa cidade como Joinville, que sofre impacto das marés e chuvas. O engenheiro também explicou o fato de existirem 32 estações de medição de chuva em Joinville. “A chuva não cai igualmente em toda a cidade. Quanto mais próximo da serra, mais chove, pois a evaporação da água do mar leva a umidade que se concentra mais próxima da Serra do Mar, o que faz com que as regiões mais próximas destes pontos elevados apresentem mais chuvas”, destacou. Dos pontos que medem a quantidade de precipitação na cidade, 11 são da Defesa Civil.

Depois de conhecerem o anemômetro (mede a velocidade e a direção dos ventos), o piranômetro (mede a energia produzida pelo sol), o higrômetro (mede a umidade), os instrumentos que medem a pressão da água, o pluviômetro (mede a quantidade de chuva) e também o datalogger, que é o computador responsável por reunir as informações da estação, a turma visitou a estação hidrometeorológica em funcionamento.

Inscrições para a 5ª Conferência Municipal da Juventude

Terminam na próxima segunda-feira (30) as inscrições para a 5ª Conferência Municipal da Juventude de Joinville. Com o tema “Juventude Joinvilense: Demandas e Expectativas”, a conferência é aberta, com o foco na reunião de jovens. O objetivo é unir as vozes da juventude para a construção do Plano Municipal da Juventude. Será realizado no dia 5 de outubro, das 13 às 19 horas, no Teatro da UniSociesc. Inscrições pelo site www.Joinville.sc.gov.br

Continua depois da publicidade

Recursos para lar de idosos

Representantes do Lar de Idosos Betânia receberam uma doação de R$ 26.950,00. O valor foi arrecadado durante a 11ª edição de café beneficente, no dia 25 de julho, realizado pela Câmara Setorial de Empreendedoras, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville.