“Para eles, a construção deste conhecimento de maneira prática é muito importante, pois é uma aula diferente, e vemos os olhos brilhando, o envolvimento e animação dos alunos.” Este é o relato de Liliane Kades, professora da disciplina de ciências naturais da Escola Municipal Professora Virgínia Soares, no bairro Floresta. A professora desenvolveu junto às turmas dos 6º anos a confecção de instrumentos de monitoramento climático, como pluviômetros, barômetros e higrômetros.
Continua depois da publicidade
Os cerca de 60 alunos das duas turmas se dividiram em grupos para a confecção dos instrumentos. A ideia iniciou a partir dos temas trabalhados em sala de aula sobre a terra, o solo e o ar.
“Começamos com uma pesquisa prévia. Os alunos levaram as informações de como construir com materiais recicláveis e começaram em sala de aula. Depois, os pais ajudaram na montagem”, contou Liliane.
Os trabalhos foram produzidos em uma semana. Foram apresentados e permaneceram em exposição para acompanhamento em sala. O pluviômetro, uma das peças confeccionadas, foi posto em uma área descoberta para verificação da quantidade de chuva que cai na região. Dentre as atividades relacionadas ao tema, ainda será realizada uma visita de campo a uma propriedade que estuda o clima, o solo e a natureza.
Segundo Márnio Pereira, gerente da Defesa Civil, atividades como estas levam o conhecimento e a cultura da prevenção para dentro das escolas. “Vem de encontro a nossa intenção de participação nas escolas de trabalhar o tema redução de riscos e desastres, o RRD”, disse. Nessa semana, a Defesa Civil vai realizar palestras sobre o tema na EM Professora Virgínia Soares, onde Liliane é professora.
Continua depois da publicidade
Pró-Rim inaugura Memorial
Um espaço com objetos que fizeram a história da Fundação Pró-Rim. O Memorial Pró-Rim será inaugurado nesta terça-feira, às 17 horas, no Instituto Pró-Rim de Educação. No local estarão expostos materiais de suporte médico, máquinas de hemodiálise, documentos, vídeos, fotos, entre outros registros. O memorial poderá ser visitado para pesquisas de estudantes e pessoas interessadas em conhecer o sucesso da instituição.