O estudante Victor Hugo Ribeiro Carriço, conquistou a terceira colocação no xadrez durante os Jogos Brasileiros Universitários 2019. Victor Hugo é aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville e representou a instituição durante a competição que aconteceu em em Brasília.
Continua depois da publicidade
A competição reuniu 19 universidades de todo o país e na equipe de Victor, participou também Vinicius Yasuto Iked, estudante de Administração Pública no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) da Udesc. Os dois competiram individualmente e juntos somaram pontos para a universidade catarinense, que ficou na terceira colocação no pódio. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistou o segundo lugar e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi a vencedora dessa edição dos Jogos Brasileiros Universitários 2019.
“Podemos dizer com orgulho que somos a terceira melhor universidade do Brasil quando o assunto é xadrez. Fruto de muito comprometimento, trabalho e dedicação”, comemora o professor Kariston Pereira, coordenador do Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologia (Next), da Udesc Joinville.
Victor é membro do Grupo Especial de Alto Rendimento (Gear), do Next, e atua como voluntário e bolsista na equipe do núcleo. O estudante foi campeão dos Jogos Internos da Udesc 2018 (Jiudesc) e vice-campeão da Copa Unisinos 2013, evento reconhecido como a maior competição esportiva universitária do Mercosul.
Atualmente, Victor desenvolve o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a proposta de construir um tabuleiro eletrônico para a anotação automática de partidas.
Continua depois da publicidade
Roda de conversa sobre ofícios antigos
Nesta segunda-feira, das 15 às 17 horas, o Arquivo Histórico de Joinville realiza a Roda de Conversa sobre antigos ofícios desempenhados na cidade. O evento é alusivo ao Dia do Trabalho, 1º de maio, e tem o objetivo de levar a comunidade a reflexões sobre a formação histórica e econômica de Joinville.
Entre as profissões que serão comentadas, com a utilização de fotos e textos, estarão a de oleiro, ferreiro, parteira, alfaiate, tipógrafo, telegrafista, barbeiro, engraxate, alambiqueiros, entre outras.
Pessoas que já trabalharam ou que ainda desempenham essas funções também estão convidadas a participar do evento para compartilhar suas experiências. A Roda de Conversa é aberta ao público e a entrada é gratuita. O Arquivo Histórico de Joinville fica na avenida Hermann August Lepper, 650 – Saguaçu.