Foram os votos da comunidade que deram a vitória a Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, de Joinville no Prêmio Nacional Educar Para Transformar. A escola do bairro Jarivatuba, que fica na zona sul da cidade, foi uma das 10 vencedoras do edital, realizado pelo Instituto MRV e Fundação Pitágoras. Os vencedores foram definidos por votação popular entre 20 pré-selecionados com projetos de todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

A instituição ganhou com o projeto Trilhando Novos Caminhos, que inclui a revitalização da horta, melhoria no espaço de leitura e oficinas de sustentabilidade.

A proposta é oportunizar a aprendizagem dos estudantes foram da sala de aula. Um exemplo é a horta comunitária, espaço onde eles usam para as aulas de ciências.

O prêmio vai beneficiar os 1.013 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A escola vai receber R$ 30 mil e uma assessoria de especialistas que vão executar o projeto Trilhando Novos Caminhos, fazendo toda a revitalização do espaço que já existe. A instituição planeja construir uma nova horta pedagógica e melhorar a área de leitura.

A diretora da escola, Marta Aparecida Bonardi, explica que a ideia é que esses espaços façam parte de uma minicidade, onde os alunos possam aprender sobre geração de energia sustentável, educação para o trânsito, educação financeira entre outros temas.

Continua depois da publicidade

“O projeto da montagem da cidade sustentável teve o desenho definido pelos próprios alunos. Vai ficar muito lindo. Temos seis meses para a execução”, explica a diretora da escola.

Cursos de dança e teatro gratuitos em Araquari

A Fundação Municipal de Cultural de Araquari está com inscrições abertas para os cursos de dança e teatro. Na dança, as aulas são para crianças, adolescentes e adultos nas modalidades de balé, jazz, danças urbanas, danças populares, entre outras modalidades.

A fundação também oferece aulas de teatro para crianças e adolescentes. Todos os cursos são gratuitos e os alunos também participam de eventos da instituição como festival e outros espetáculos. A proposta é levar até os participantes a experiência de palco e integração com artistas.

As inscrições podem ser feitas na sede da Fundação Municipal de Cultural de Araquari, que fica na rua Bom Jesus, 225, no Centro. Mais informações pelo telefone 3453-0086

Continua depois da publicidade