Melhorar a qualidade de vida no ambiente escolar e promover a cidadania. São os principais objetivos do projeto Escola Cidadã. Desenvolvido pela Guarda Municipal de Joinville, o projeto inclui palestras para alunos, pais e professores, além de atividades extracurriculares para os estudantes. Entre os temas abordados nas palestras, estão Direitos e Deveres – Cidadania; Bullying e Cyberbullying; e Drogas Lícitas e Ilícitas.
Continua depois da publicidade
A proposta com o projeto é conscientizar a comunidade escolar sobre temas relacionados às dificuldades identificadas nas unidades de ensino. A primeira etapa do projeto reuniu as comunidades das escolas municipais Anaburgo, no bairro Vila Nova; Presidente Castello Branco, no Boa Vista e Elizabeth Von Dreifuss; no Morro do Meio.
A Guarda Municipal vai trabalhar um tema por trimestre. “Nos últimos dias, foram realizadas falas junto a diferentes comunidades, reunindo sempre um bom público. É a Guarda Municipal trabalhando em consonância com a visão institucional da corporação: ‘ser reconhecida pela sociedade como órgão de gestão, articulação e prevenção em segurança cidadã’", destaca o gerente da Guarda Municipal, Sérgio Afonso de Souza.
Esse ano, outras cinco escolas participarão da iniciativa. A ideia é atender cerca de 4.600 crianças com o projeto. “Vamos alcançar mais escolas através de novas parcerias. Além de ampliar a participação dos Bombeiros Voluntários, também contamos, neste ano, com a parceria do Departamento de Psicologia da Univille”, explica a gerente da Unidade de Segurança Pública da Seprot, Marlete Amorim.
Cuidados com a beleza no Dia da Mulher
Hoje é o Dia Internacional da Mulher e para comemorar a data as moradoras de Joinville receberão cuidados com a beleza de graça. Os serviços serão disponibilizados, a partir das 13 horas na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, a Mulher ao Idoso, que realiza o evento. Haverá no local um estande com serviços gratuitos de design de sobrancelha, maquiagem e corte de cabelo feminino. Durante o evento também será lançando dois novos projetos com a proposta de enfrentar à violência doméstica contra mulher.
Continua depois da publicidade
Um deles é um vídeo que busca despertar as crianças para práticas da não violência. O outro envolve palestras ao setor público e privado com o tema "Dialogando com homens sobre a cultura da masculinidade ".