Promover a inclusão social por meio da sua estampa. Essa é a proposta do “Desfile de Moda Inclusiva – By Inclusão”, que acontece nesta quarta-feira (19). Em uma passarela montada no Jaraguá do Sul Park Shopping, serão apresentados 20 modelos de camisetas t-shirts inclusivas. Algumas camisas possuem estampas em libras, outras são estampadas em braile, com relevo, para que deficientes visuais consigam sentir a estampa.

Continua depois da publicidade

By Inclusão é uma marca de camisetas criada pela egressa de Educação Física da UniSociesc, Julia Esperança, e foca na moda inclusiva. “O intuito do evento é sensibilizar a sociedade para mudança de mentalidade, romper com a homogeneidade e quebrar paradigmas”, destaca.

Os modelos que desfilarão as camisetas são pessoas com algum tipo de deficiência. Uma delas é a Fabianne Alanna Volkmann, de 49 anos. Nascida em Blumenau, sua mãe engravidou na adolescência e, como era solteira, resolveu pôr o bebê para adoção. Com três meses, Fabianne foi adotada por uma família de Jaraguá do Sul.

Com o passar do tempo a família percebeu que a filha não firmava o pescoço, tronco e pernas. Levaram no médico e descobriram que ela estava com sequelas de uma meningite. Fabi, como é chamada, leva uma “vida normal” consegue fazer muitas coisas sem auxílio das pessoas.

O desfile, aberto à comunidade, quer promover e discutir a inclusão social na cidade de Jaraguá do Sul. Baseado em três pilares: moda, inclusão e educação, o evento pretende mostrar que a inclusão deve acontecer em todas as esferas da nossa vida. Toda verba arrecadada será destinada às entidades participantes: Apae, AMA e Adejiv.

Continua depois da publicidade

Peças originais do acervo do museu e aprenderam sobre os primeiro ocupantes da região
Peças originais do acervo do museu e aprenderam sobre os primeiro ocupantes da região (Foto: Rogério Silva/Divulgação)

Crianças de Joinville aprendem sobre história da cidade em visita ao Museu Sambaqui

Crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil Marilene dos Passos Santos receberam tiveram uma manhã diferente. A aula foi no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, onde elas conheceram o projeto Percursos e aprenderam sobre os primeiros ocupantes da região. O projeto inclui réplicas e peças originais do acervo do museu, como ossos humanos, ferramentas, utensílios e materiais informativos sobre a sociedade sambaquiana.

As escolas interessadas em emprestar o Kit Percursos devem entrar em contato com o Museu Arqueológico de Sambaqui, pelo telefone 3433-0114.