Eles se reúnem uma vez por semana no galpão da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana do Rio Bonito, no Distrito Pirabeiraba. Durante duas horas em que estão juntos, o que se vê é muita animação, amizade e vontade enorme de envelhecer com qualidade de vida. 

Continua depois da publicidade

Crediário e cartão de crédito são os principais motivos de negativações dos CPFs

São aposentados do Grupo de Dança Sênior Por Amor a Cristo. O grupo existe desde 2013, seu Albano Schulz, de 79 anos, mora em Pirabeiraba e ajudou na criação do grupo. 

– Começamos com três pessoas. Hoje somos em 20 e todos que participam gostam muito. Somos como uma família – ressalta.

A Cristiane Gutjahr, dirigente do grupo, explica que o objetivo é ensinar os idosos a trabalharem as dificuldades que vão surgindo na medida em que vão envelhecendo. 

Continua depois da publicidade

– As coreografias tanto em pé, quando sentadas, são exercícios que estimulam as capacidades motoras. Além disso, também melhoram o físico e a mente, levando embora o baixo-astral e fazendo com que eles tenham cada vez mais autonomia – destaca.

Autonomia é o que o seu Elmo Grun, 81 anos, vem conquistando, desde que entrou no grupo há dois anos. O aposentado sempre trabalhou como agricultor e agora aproveita o tempo para buscar qualidade de vida. 

SC tem novo aliado para impulsionar negócios com a China

– Eu já percebi muitas mudanças, principalmente no meu raciocínio e na memória. Sem falar que aqui me divirto muito quando estou com eles, somos todos amigos e me sinto e família – afirma seu Elmo se referindo ao grupo.  

Dirigente desde 2008, Cristiane também coordena outros três grupos de dança sênior em Joinville. 

Continua depois da publicidade

– É um trabalho maravilhoso a gente percebe a mudança deles, voltando a fazer movimentos que não conseguiam. E vê-los mais felizes é muito gratificante – revela.

A dona Erna Hardt, 70 anos, conta que participar do grupo é motivação. 

Caso ocorram, contratações do Estado serão feitas somente a partir de maio de 2019

– Participar do grupo de dança me deixa feliz, eu já fiz muitos amigos. Gosto tanto que também participo de outro grupo. A gente ocupa a cabeça e manda a tristeza embora – revela.

Tanto entusiasmo vai poder ser visto pela comunidade do Distrito Pirabeiraba, no próximo sábado (dia 8) quando eles apresentam uma dança especial de Natal, na festa de encerramento das pastorais da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana do Rio Bonito.

 

Veja mais em: bit.ly/ChuvadePrata