Morando há apenas dois meses em Joinville foi por iniciativa do irmão que a dona de casa Luceni Haveroth resolveu participar do 6º Festival de Cucas. Ela conta que sempre gostou de fazer o doce, testando sabores diferentes. “Um dia, na casa do meu irmão, eu vi que tinha geleia de menta e aproveitei pra fazer uma cuca de menta. Todo mundo aprovou e meu irmão ainda me disse para me inscrever no concurso que eu poderia ganhar”, comentou.

Continua depois da publicidade

Luceni é uma das seis finalistas do concurso. Natural de Rio do Campo, ela revela que aprendeu a fazer a cuca há cerca de 20 anos durante as aulas de culinária. Sempre que pode faz uma receita diferente. A maioria para os amigos e familiares. A Cuca de menta que foi escolhida pela final do concurso ganhou nota 10 da Elisangela de Lima, nora da Luceni. “A gente já está acostumado a saborear os doces da Lu, mas essa cuca ficou maravilhosa, ela se superou”, ressalta Elisangela.

Um dos segredos da receita, segundo a dona de casa, é a massa, feita com bastante tranquilidade esperando o tempo certo de ficar no ponto, pra montar a cuca. “Além disso, eu coloco muito amor e carinho no que faço, acredito que isso também acaba refletindo no sabor do doce”, afirma a dona de casa.

A final do festival será no dia 8 de junho no mercado público. O vencedor vai levar pra casa uma TV de alta definição. Dona Luceni está ansiosa para a final. “Muito feliz por chegar até aqui e agora é caprichar para cuca do dia 8 ficar ainda mais saborosa”, comenta.

A receita da cuca de menta da dona Luceni será apresentada na íntegra em uma reportagem no Jornal do Almoço dessa segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Aulas de corrida para a comunidade

A Secretaria de Esportes de Joinville vai oferecer mais uma modalidade do programa Mexa-se. O Mexa-se Run quer unir pessoas que tenham o desejo de praticar corridas e caminhadas às segundas-feiras, a partir das 19h30. As atividades devem começar nesta segunda-feira, (27). A modalidade será praticada na Arena Joinville para pessoas a partir dos 18 anos, sem limite de idade, e de graça.

Segundo o gerente técnico da Sesporte, Estevan Cattoni, o trajeto percorrido será em via pública, com trecho pré-determinado e não haverá travessia de pontos de muita circulação, o que trará segurança durante as atividades. “O grupo sairá da Arena Joinville, passará pela ponte Mauro Moura, continuará pela rua Graciosa, depois na Florianópolis até o retorno pela Inácio Bastos”, completa Cattoni.

O trajeto tem aproximadamente 3.400 metros. Mais informações pelo telefone 3433-1160.