Durante o advento, que são as quatro semanas que antecedem o Natal, as crianças da Infância e Adolescência Missionária e da catequese estão visitando as casas, cantando e rezando para os moradores. A iniciativa faz parte da campanha “Pequenos Reis, Magos” promovida pela Pastoral da Criança. Na Diocese de Joinville, as atividades são realizadas nos municípios de Araquari, Joinville e Rio Negrinho.

Continua depois da publicidade

As crianças fazem as visitas vestidas de reis magos, personagens bíblicos que visitam a Sagrada Família após o nascimento de Jesus. Depois da apresentação, as crianças recebem uma quantia em dinheiro, de acordo com aquilo que a pessoa deseja contribuir. Não há especificação de valor. O que for arrecadado será enviado para a Pastoral da Criança Internacional que investe em melhoria de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e formação para os líderes que realizam os atendimentos e acompanhamentos.

Neste ano, os países que devem ser beneficiados são: Guiné-Bissau, Moçambique, Haiti e Guatemala. Mas também, poderá colaborar com ações na Bolívia, Filipinas, Venezuela e outros que possam estar enfrentando dificuldades. Esses países foram selecionados por apresentarem alta taxa de mortalidade infantil e de gestantes, situação precária na área da saúde e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“Quando a gente coloca as crianças e adolescentes nesse caminho de solidariedade e ensinamos boas ações, a gente sabe que estamos contribuindo para a formação de uma geração melhor e mais preocupada com o bem estar do próximo”, comenta a coordenadora diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Joinville, Carla Cardoso.

Esse modelo de campanha foi implantado no Brasil há cinco anos, mas se inspirou na atitude de uma menina alemã que há mais de 160 anos reuniu os amigos para arrecadar recurso e ajudar crianças que passavam por dificuldade. No Brasil, até hoje foram arrecadados cerca de 700 mil reais em todo o período de realização da campanha e 300 paróquias já estiveram envolvidas na atividade.

Continua depois da publicidade

Em Joinville, os Pequenos Reis Magos da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora do bairro Costa e Silva já iniciaram as visitas. Os interessados em receber as crianças em casa, devem fazer contato com a igreja católica mais próxima da sua casa e fazer o agendamento.

Fim de semana com desfile e teatro na Amorabi

Ações fazem parte do projeto Na Periferia, de manutenção do Abismo Teatro de Grupo, em parceria com a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga

Encerrando uma série de atividades culturais neste final de semana acontecem três leituras dramáticas e um desfile de moda especial, na Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga, Amorabi . Na sexta-feira, dia 6, às 20 horas, será realizado um desfile com as roupas produzidas pelo Curso de Costura e brechó. Na oportunidade haverá ainda a Banquinha de Livros e o Brechó da Amorabi.

No sábado, às 18h e 20h, e domingo, às 16h, é a vez do Abismo Teatro de Grupo apresentar leituras dramáticas de três textos teatrais escritos há 50 anos e censurados pela ditadura militar então vigente no Brasil. Os textos de um grupo de dramaturgos ficaram conhecidos como “nova geração paulista” ou “geração de 69”, segundo a escritora Ana Maria Colling. A classificação indicativa é de 16 anos e tem o apoio cultural da Prefeitura de Joinville

Continua depois da publicidade

As ações fazem parte do projeto Na Periferia – Manutenção do Abismo Teatro de Grupo, aprovado no Mecenato Municipal de Apoio à Cultura 2017. A sede da Amorabi fica na rua dos Esportistas, 510, Itinga.