A carateca, Mariana Firmo – que fazia pedágio nas ruas de Joinville para arrecadar recursos para participar de competições – foi destaque no fim de semana, na 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê, que aconteceu em no Distrito Federal. Ela estava entre os mil atletas de várias regiões do país que brigaram pelas melhores posições no ranking nacional. Em duas lutas ela conquistou a 2ª e 3ª colocação. No podium exibiu com orgulho a bandeira de Santa Catarina. As vitórias classificaram Mariana para a final da competição que vai acontecer em outubro, no Rio Grande do Sul.
Continua depois da publicidade
No domingo, atleta também participou da seletiva para o Campeonato Sul-americano de Karatê que acontecerá nesse mês, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Mas não deu para a atleta joinvilense. Mesmo assim ela não desanimou. Trouxe duas medalhas para casa e agora se preparar para a final na no estado gaúcho.
A atleta de 13 anos, treina a modalidade desde os seis anos e já coleciona alguns títulos na modalidade, como a Copa Joinville e Taça Santa Catarina. Mariana se divide entre os treinos de karatê e o estudo, na Escola Municipal Curt Alvino Monich, no bairro Aventureiro.
Ela treina todos os dias, pois sonha de fazer parte da delegação brasileira de karatê. “Mesmo corrido, é muito gratificante poder praticar o esporte. Treino muito para alcançar minhas metas e sonhos”, destaca a carateca.
A mãe Eliana de Souza Firmo acompanhou a filha, na etapa da prova, Brasília, e afirma que o momento depois das conquistas, o momento agora é da atleta se preparar para os próximos desafios.
Continua depois da publicidade