Bach. Será às 20h na Igreja da Paz, no Centro de Joinville. As obras do Músico Johann Sebastian Bach, a Cantata BWV 147 é formada por mais de 40 músicos, entre cantores, instrumentistas e solistas. O grupo é formado pelos integrantes da Orquestra Prelúdio, do Coro Vox Camerata e por quatro solistas – a soprano Karolyne Liesenberg (Curitiba/PR), a contralto Daniele Oliveira (Curitiba/PR), o tenor Maico Sant’Ana (Curitiba/PR) e o baixo Alexandre Leão (Joinville/SC), incluindo convidados da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é dirigida pelo músico e maestro de Joinville, Rafael Huch, e viabilizada por meio do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura). O público poderá contribuir de forma espontânea com a doação de 1 litro de leite que será doado a projetos de ação social. A Igreja da Paz fica na Rua Princesa Izabel, 438.
Horta comunitária na APAE de Araquari
Um dia para colocar para estar em contato com o meio ambiente e aprender a manter uma horta. Foi o que os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araquari aprenderam durante o projeto “Hortas e Hortos”, realizado pelos funcionários da Secretaria de Agricultura e Pesca.
O projeto existe desde 2015 e já atendeu diversas instituições de ensino, saúde e de assistência social e na sexta-feira, 18 de outubro foi a vez dos alunos da APAE iniciarem sua horta e adquirirem conhecimento para mantê-la.
Continua depois da publicidade
“Esse ano, a gente está ensinando a construção de biocanteiros que utilizam o papel grafite, que se decompõe no solo, sem causar contaminação e contribui para o controle de ervas daninhas, além de auxiliar a manter a umidade do sol em dias secos”, explica a técnica agrícola, Flávia Nunes.
Segundo ela, outra novidade também são as orientações das construções de composteiras que acabam recebendo o lixo orgânico e virando adubo para a própria horta. “Nós também estamos passando informações sobre a elaboração de iscas e de caldas caseiras para controle de mariposas e de outras pragas que danificam as plantas”, diz.
Entre os objetivos do projeto “Hortas e Hortos” estão: divulgar e criar uma consciência sobre a importância nutricional e nutracêutica das espécies olerícolas, medicinais e frutíferas, com o intuito de criar também hábitos alimentares mais saudáveis; conscientizar a população sobre a necessidade do cultivo orgânico na produção de alimentos saudáveis, a reciclagem dos resíduos na melhoria da saúde e na preservação ambiental; além de potencializar a autonomia alimentar, de renda e melhoria da saúde da comunidade.
As instituições que tiverem interesse em aderir ao projeto “Hortas e Hortos” devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Pesca. A Secretaria fornece o apoio com a técnica agrícola, a doação de mudas e insumos, contudo é necessário ter uma indicação de alguém da instituição para manter a mesma.
Continua depois da publicidade
Informações: (47) 3447 7745