Todas as quintas-feiras, as crianças do Hospital Infantil de Joinville recebem uma visita muito especial. A Tosca é uma cadela da raça golden retriever que passa a tarde com os pacientes, transformando o dia das crianças.

Continua depois da publicidade

O animal faz parte de um projeto que acontece no hospital desde 2015, a Cinoterapia – que utiliza cães e outros animais como coterapeutas em terapias de pacientes que se tratam dos mais diversos casos.

As visitas são acompanhadas pelo Eder Sales, que é o educador canino da Tosca. "A Tosca começou a ser adestrada logo depois que completou um ano de vida, e a gente percebe a mudança nos semblantes das crianças quando ela entra nos quartos e interage com os pacientes. Esse amor incondicional que ela traz para todos me deixa muito feliz. É gratificante", completa.

Maria Eduarda Scheel, de 12 anos, precisou ficar internada depois de fraturar o braço. A menina conta que a visita da Tosca fez com que ela pudesse matar a saudade dos quatro cachorros que tem em casa. "É muito bom, ela é mansinha, deixa a gente fazer carinho e deixa o dia da gente mais alegre", revela.

Ana Diener, psicóloga do hospital, afirma que as visitas ajudam na recuperação das crianças. "Ela traz um sentimento de bem-estar e de conforto, e isso contribui muito para a melhora do paciente", ressalta.

Continua depois da publicidade

 

Chorinho para a comunidade do Boa Vista

Nesta quinta-feira (25) tem apresentação de choro para os moradores da zona Leste de Joinville. O quarteto Mistura Brasileira se apresenta na Associação de Moradores do Bairro Boa Vista – Grupo da Melhor Idade Luz, Vida e Comunidade. A roda de bate-papo e chorinho começa às 19h.

O evento, de aproximadamente duas horas, é composto por dez composições e histórias dos autores e a evolução da música instrumental brasileira. No repertório, sucessos como "Flor Amorosa", de Joaquim A. da Silva Callado; "Carinhoso", de Pixinguinha, entre outras composições.

O Projeto Raízes Através do Choro foi contemplado no edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) de Joinville e é apresentado pelos músicos Fio José (bandolim e violão), Alan Pereira (pandeiro), Cristiano Gomes da Silva (clarineta, saxofone e flauta transversal) e Nicolau Schmidt Jr. (violão de sete cordas e cavaquinho).