O programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), oferece 45 vagas para o letivo de 2020. As inscrições deverão para o teste seletivo deverão ser feiras nos dias 13 e 14 de novembro na coordenação do programa em horário comercial. Mas atenção: as vagas são apenas para crianças com 10 anos de idade (ingresso na turma Mirim 1) e 15 anos (ingresso na turma Aspirante 1). As demais turmas serão formadas pela progressão dos futuros bombeiros que já integram o projeto.

Continua depois da publicidade

A data do teste seletivo será informada aos pais ou responsáveis no momento da inscrição. A coordenação do programa alerta ainda que, no ato da inscrição, será necessário apresentar os documentos pessoais. A lista de aprovados no programa será divulgada dia 6 de dezembro no blog do site do CBVBJ (www.cbvj.com.br) e nas redes sociais da corporação.

Joinville recebe apresentações gratuitas de cantatas de Bach

Joinville recebe as obras do Músico Johann Sebastian Bach, a Cantata BWV 147. A atração é uma apresentação da Orquestra Prelúdio e do Coro Vox Camerata com a participação de músicos convidados ao projeto. A iniciativa é dirigida pelo músico e maestro de Joinville, Rafael Huch, e viabilizada por meio do Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura). As apresentações, todas gratuitas, serão realizadas no mês de outubro, nos dias 26, às 20h30, na Sociedade Harmonia Lyra; 27, às 19h, na Paróquia Cristo Redentor; e 30, às 20h, na Igreja da Paz. O público poderá contribuir de forma espontânea com a doação de 1 litro de leite que será doado a projetos de ação social.

A Cantata BWV 147 de Bach será formada por mais de 40 músicos, entre cantores, instrumentistas e solistas. O grupo será formado pelos integrantes da Orquestra Prelúdio, do Coro Vox Camerata e por quatro solistas – a soprano Karolyne Liesenberg (Curitiba/PR), a contralto Daniele Oliveira (Curitiba/PR), o tenor Maico Sant’Ana (Curitiba/PR) e o baixo Alexandre Leão (Joinville/SC), incluindo convidados da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A peça original, em alemão “Herz und Mund und Tat und Leben” (Coração e boca e ações e vida), foi composta por Bach na festa da igreja de Visitação da Virgem Maria a Izabel, em Leipzig, em 1723. Entre os trechos mais conhecidos dessa cantata está o coro “Jesus, alegria dos homens”. “Já naquela época, Bach trouxe para o povo algo conhecido, fazendo a comunidade se sentir parte ativa da cantata ou da celebração”, comenta Huch. O maestro explica que as cantatas são obras com texto sacro, apesar de serem de domínio universal, patrimônio da humanidade.