As meninas do basquetebol conquistaram prata na final dos Jogos Universitários do Brasil. A competição ocorreu na última semana na em Salvador (BA). Segundo o técnico da equipe, Júlio Cesar Patrício os Jogos Universitários do Brasil são considerados um dos mais importantes do país, no segmento. “Chegamos muito perto do título. Apesar de disputarmos o ouro com a equipe mais experiente e de altíssimo nível técnico, perdemos por uma diferença de apenas 3 pontos (10 X 7)”, pondera o técnico Júlio Cesar Patrício.

Continua depois da publicidade

Ainda confirme Júlio Cesar, a equipe campeã, do Rio de Janeiro, era a favorita da competição. “São oriundas de um grande projeto de basquete na comunidade da Mangueira, mantido pela Petrobrás, onde as atletas se dedicam quase que exclusivamente aos treinos, desde a fase dos jogos escolares 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, acumulando dezenas de títulos nas competições escolares”, explica o técnico.

Projeto aborda educação patrimonial no Museu de Arte de Joinville

A partir do dia 4 de novembro, o Museu de Arte de Joinville vai interromper temporariamente sua atividade expositiva e levar aos visitantes a oportunidade de conhecer uma outra importante atribuição do museu: a de preservação, conservação e higienização do seu acervo.

A ação foi idealizada porque a reserva técnica que está atualmente no anexo 2 da Cidadela Cultural Antarctica, será retirada do local e acondicionada em contêineres especialmente adaptados, que serão instalados ao lado da casa sede do MAJ, de acordo com orientações alinhadas com o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) e atendendo à regulamentação técnica pertinente.

Continua depois da publicidade

“Enquanto o local é preparado para receber os contêineres e são feitas as adaptações necessárias para proceder a transferência para os novos espaços, as peças precisam passar por cuidados especiais e, para esse processo, serão acondicionadas na sala Luiz Henrique Schwanke, dentro da casa sede do MAJ”, explica a coordenadora do Museu de Arte de Joinville, Helga Tytlik.

Em outro ambiente do museu, será montado o ateliê de conservação e higienização, onde as cerca de 1,1 mil peças que compõem todo o acervo do Museu de Arte de Joinville – incluindo pinturas, esculturas, intervenções, gravuras e fotografias – passarão por completo processo de preservação, conservação e higienização, sob orientação da equipe técnica do Centro de Preservação de Bens Culturais de Joinville (CPBC), Unidade vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT).

“Para podermos trabalhar de forma adequada, vamos interromper nossas atividades expositivas e focar na força tarefa para deixar todas as obras em excelentes condições, incluindo registros fotográficos e museológicos. Mas vamos receber os visitantes, em sistema de pré-agendamento e em número limitado de pessoas. Assim, todos poderão conhecer e saber como funciona o processo de preservação, conservação e higienização das obras”, complementa Helga.

Os interessados em acompanhar a atividade realizada pela equipe técnica do MAJ, precisam agendar a visita com antecedência, pelo e-mail educativomaj@gmail.com, e aguardar confirmação. As visitas são gratuitas e serão realizadas por grupos de até 10 (dez) pessoas, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Continua depois da publicidade

Devido às necessidades especiais desse trabalho, o MAJ temporariamente não abrirá aos sábados e domingos.

As visitas acontecerão em um ambiente extremamente controlado e o público deverá usar máscaras, luvas, guarda-pó e estar sem sapatos. Além disso, será necessária uma organização interna prévia para o acompanhamento do processo de uma obra. Por isso, não será possível atendermos a visitações abertas, apenas