O início de 2020 para a atleta de karatê Mariana Firmo já começou correndo atrás de recursos. Acompanhada da mãe, a adolescente, de 13 anos, começa às manhãs, nos semáforos das principais ruas do Centro de Joinville, contando a sua história aos motoristas e pedindo colaboração. O dinheiro arrecadado vai ajudar a garantir a participação nas competições deste ano. Duas em especial que ela já participou no ano passado, mas não conseguiu medalha. O Campeonato Sul-Americano de Karatê, no México, e o Sul-Americano, que aconteceu no Equador. “O meu sonho é conquistar uma medalha internacional”, destaca a atleta.

Continua depois da publicidade

Apesar de ainda não ter alcançado a meta da medalha internacional nas duas competições, Mariana fez uma balanço positivo de 2019. “Foram 21 medalhas em várias competições desde nacionais, estaduais e internacionais. A mais recente foi a conquista das medalhas de bronze e prata, na fina do Brasileiro do Karatê, que aconteceu em outubro, em Uberlândia , Minas Gerais. Fiquei muito feliz com o resultado”, comenta Mariana que compete na categoria cadete.

Mariana garantiu duas medalhas na final do Campeonato Brasileiro de Karatê, última competição que ela participou em 2019
Mariana garantiu duas medalhas na final do Campeonato Brasileiro de Karatê, última competição que ela participou em 2019 (Foto: Divulgação/Eliana Firmo)

A jovem espera que esse ano seja ainda melhor. A mãe, Eliana de Souza firmo, acompanha de perto todo esforço da filha. “Eu estou sempre a apoiando. Eu a levo para os treinos, também ajudo na busca por patrocínio”, comenta.

A rotina da adolescente se divide entre o estudo e o esporte. Ela treina todos os dias. “As vezes, descanso a penas no sábado ou domingo”, afirma Mariana. A preparação intensa é por conta do próximo desafio. Garantir a permanência na Seleção Brasileira. Por isso todos os esforços agora são focados em passar na seletiva que acontece no dia 4 de março, em Natal.

Continua depois da publicidade