Com apenas 15 anos, a atiradora joinvilense Dienifer da Cruz foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro de CAR/PST/RF (carabina, pistola e rifle) 2019, realizado na capital do Rio de Janeiro. Dienifer, que ainda disputa na categoria júnior, começou a treinar em março deste ano e, apesar de ter apenas oito meses de treinos, já garantiu destaque no cenário nacional.

Continua depois da publicidade

A estudante, que treina duas vezes por semana para se preparar para as competições, passou por cinco provas antes de chegar às finais, sendo duas em Joinville, uma em Curitiba e uma em Timbó, disputando com pessoas de todo o Brasil.

Aluna da Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, no Jardim Paraíso, bairro onde mora, Dienifer teve o primeiro contato com o tiro por meio do Programa de Iniciação Desportiva (PID), da Secretaria de Esportes de Joinville, no núcleo de tiro esportivo, que se reúne no Clube de Tiro da Sociedade Desportiva e Cultural Cruzeiro Joinvilense, no bairro Atiradores.

O pai de Dienifer, Dieferson da Cruz, recebeu um convite para conhecer o esporte e foi com a filha até o clube do bairro Atiradores para acompanhar alguns treinos. Dienifer, na época com 14 anos, se interessou e passou a integrar o grupo do PID que se reúne no local. Com o destaque que obteve na modalidade de carabina de mira aberta, cerca de um mês e meio depois, foi convidada por um praticante de tiro a conhecer outra modalidade, a carabina olímpica, modalidade mais complexa e de maior precisão do tiro, com a qual Dienifer de identificou e passou a praticá-la no clube.

“Eu me identifiquei muito com a modalidade e, como estavam precisando de mais pessoas para a equipe, comecei a treinar. O pessoal do clube me ajuda muito. Ganhei as roupas especiais para o esporte e também treino no clube com a arma e a munição que eles fornecem”, conta Dienifer.

Continua depois da publicidade

Para o futuro, o desejo dos pais de Dienifer é de que ela alcance voos mais altos e figure a equipe brasileira de tiro esportivo. “Ela vai continuar treinando para conseguir ser confederada e representar o Brasil. O sonho dela é participar das Olimpíadas”, conta o pai orgulhoso.

Combate à violência contra a mulher é discutido em Joinville

Nesta quinta-feira, 28 de novembro, à 19h, na Católica SC, acontece o "Interfaces Direito e Psicologia no Combate à Violência Contra a Mulher". O evento alusivo ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro, é promovido pelos cursos de Direito e Psicologia. O encontro é aberto à comunidade. As inscrições podem ser feitas no site da Católica SC.